Brasil

Lula acordou e está bem, diz assessoria sobre quarto dia do presidente no hospital

Novo boletim atualizando estado de saúde do petista deve ser divulgado no final dessa manhã

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 13 de dezembro de 2024 às 10h53.

Última atualização em 13 de dezembro de 2024 às 10h56.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), internado desde o início da semana no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segue bem, de acordo com assessoria. O presidente já acordou e tomou café, e um novo boletim médico atualizando seu estado de saúde deve ser divulgado até o fim da manhã desta sexta, 13.

Lula deu entrada no hospital Sírio-Libanês de Brasília na noite de segunda-feira, 9, após sentir fortes dores de cabeça. Após passar por exames, foi constatado uma hemorragia em um dos ferimentos causados pelo acidente doméstico que sofreu em outubro, e o petista precisou ser levado às pressas para São Paulo para ser submetido a uma cirurgia de emergência: uma perfuração no crânio para acessar o cérebro e drenar o sangramento. A internação aconteceu 51 dias depois de Lula bater a cabeça em uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada.

Por que Lula não passou cargo a Alckmin mesmo internado em UTI? Entenda

Desde que chegou ao hospital em São Paulo, o chefe do Executivo federal está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na manhã desta quinta, ele passou por uma embolização da artéria meníngea média para impedir novos sangramentos na cabeça. O procedimento durou cerca de uma hora.

Durante coletiva de imprensa realizada após o procedimento, os médicos informaram que Lula deve deixar a UTI nesta sexta e ter alta na segunda ou terça-feira, e que deve ir direto para Brasília, onde poderá despachar do Palácio do Alvorada. Os médicos, entretanto, recomendaram que o presidente tente repousar e evite fazer esforço físico e mental nos próximos dias.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaHospital Sírio-Libanês

Mais de Brasil

Os 10 fatos que marcaram o Brasil em 2024

Polícia Civil do DF prende homem que ameaçou fazer atentado em Brasília

Réveillon deve movimentar R$ 3,2 bilhões na cidade do Rio, R$ 200 milhões a mais que o ano passado