Brasil

Curtas - uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

A varejista gaúcha Lojas Renner foi anunciada na noite desta segunda-feira, em São Paulo, como a empresa do ano da premiação Melhores e Maiores, de EXAME

Diretor editorial de EXAME, André Lahóz Mendonça de Barros; o presidente das Lojas Renner, José Galló; e o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia: Renner é a empresa do ano (Germano Lüders/Exame)

Diretor editorial de EXAME, André Lahóz Mendonça de Barros; o presidente das Lojas Renner, José Galló; e o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia: Renner é a empresa do ano (Germano Lüders/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 06h43.

Última atualização em 14 de agosto de 2018 às 07h38.

Lojas Renner é a empresa do ano

A varejista gaúcha Lojas Renner foi anunciada na noite desta segunda-feira, em São Paulo, como a empresa do ano da premiação Melhores e Maiores, de EXAME. Em 2017, a varejista — dona também das bandeiras Camicado, de artigos para o lar, e Youcom, de moda jovem — teve um faturamento de 2.2 bilhão de dólares e um lucro líquido de 221 milhões, valor 14% superior ao do ano anterior. Setenta lojas foram abertas. Três delas no Uruguai, numa primeira incursão da rede fora do Brasil. A companhia também aumentou o quadro de funcionários em 10%. Ao final de 2017, tinha quase 20 000 contratados diretos. Entre as varejistas de capital aberto, a Lojas Renner é a líder em produtividade, com a maior criação de riqueza por empregado. O ranking completo das 500 maiores empresas do país será publicado na edição especial Melhores e Maiores, de EXAME, que estará nas bancas, no site EXAME e no aplicativo EXAME na próxima quinta-feira, dia 16.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Copersucar é a campeã do agronegócio

A comercializadora de açúcar e etanol Copersucar foi a campeã do agronegócio em Melhores e Maiores, de EXAME. Em 2017, o lucro líquido da Copersucar foi multiplicado por 13 na comparação com 2016, superando os 76 milhões de dólares, enquanto as 400 maiores empresas do agronegócio registraram uma alta de 41,4% no lucro no mesmo período, para um total combinado de 5,4 bilhões de dólares. A Copersucar viu também sua rentabilidade sobre o patrimônio líquido subir de 5,1% para 38,7% no ano passado em relação ao anterior. Os números foram consequência de um pesado programa de investimento em infraestrutura e de internacionalização da companhia, que virou nos últimos anos um gigante global mais preparado para lidar com períodos de instabilidade típicos do setor.

Crise turca chega ao Brasil

A crise cambial da Turquia desembarcou no Brasil nesta segunda-feira. O governo americano anunciou, na semana passada, o aumento das tarifas sobre o aço e alumínio turcos, causando uma grande instabilidade na moeda turca, que já passava por momentos de desvalorização, de 40% desde janeiro, e registrando uma inflação de 16%. Hoje, um dólar americano equivale a 7 liras turcas. Com a notícia, o Banco Central Europeu afirmou que estava “preocupado” com a exposição dos bancos europeus ao país. No Brasil, o dólar fechou o dia com alta de 1%, a 3,89 reais. A moeda atingiu seu maior valor à tarde, valendo 3,91 reais. É a maior cotação para a moeda em um mês.

Nova fase de saques do PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil iniciam nesta terça-feira (14) a segunda fase de pagamento das cotas do PIS/Pasep para todas as idades. Quem retirar o dinheiro a partir de agora receberá 8,9741% a mais do que receberia na primeira fase. O rendimento anual do fundo ficou acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses até junho, de 4,39%, segundo o IBGE. O valor médio a ser pago a cada cotista a partir de agora é de 1.493 reais, em média. O saldo das cotas do PIS/Pasep que não foi sacado na primeira fase de pagamentos, que terminou no dia 29 de junho, foi corrigido durante o mês de julho.

Mantega vira réu

O juiz federal Sérgio Moro aceitou nesta segunda-feira denúncia apresentada pela força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Com a decisão, Mantega se torna réu em uma ação penal pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), três ex-diretores da empreiteira Odebrecht ofereceram vantagens ilícitas ao ex-ministro para que ajudasse na edição de uma medida provisória de interesse da empresa. Segundo a investigação, foram disponibilizados 50 milhões de reais em uma conta do setor de propinas da empresa, que ficou à disposição de Mantega. Parte do valor teria sido repassada aos publicitários Mônica Moura e João Santana, delatores na Lava Jato, para ser usada na campanha eleitoral de 2014.

Lula vai

Em carta divulgada nesta segunda-feira (13), o ex-presidente Lula reafirmou sua candidatura à Presidência da República. No documento, publicado no site oficial do ex-presidente, o petista afirma que falará à população pelas vozes do candidato a vice pelo PT, Fernando Haddad, e da deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB), que será a vice com a provável impugnação da candidatura de Lula pela Lei da Ficha Limpa. “Sou candidato sim à Presidência da República”, disse o ex-presidente em carta a um radialista do Ceará, na qual afirma que está preso “sem provas” e com o único motivo de tirá-lo das eleições presidenciais. “Acharam que me isolando aqui me calariam, mas eu falarei pela voz do companheiro Fernando Haddad e da companheira Manuela D’Ávila, que irão viajar o Brasil dizendo o que estamos propondo para consertar tudo que o golpe desarrumou neste país”, afirmou. Apesar de estar preso desde abril por condenação em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula terá sua candidatura presidencial registrada pelo PT nesta semana, com Haddad como vice.

Agenda positiva?

Segundo coluna da Folha de S.Paulo, o governo Temer vai editar nos próximos dias uma medida provisória que facilitará a renovação da carteira de habilitação de motorista (CNH). O objetivo por trás da medida, diz a coluna, é melhorar a avaliação do presidente Michel Temer (MDB), a dois meses da eleição. O projeto, que está sendo fechado pelo ministro da Cidades, Alexandre Baldy, determinará que, a partir da expedição da CNH, motoristas façam apenas exames médicos a cada cinco anos, e não precisem mais passar pela burocracia para renovar o documento.

Arábia Saudita com a Tesla?

O presidente-executivo da montadora Tesla, Elon Musk, afirmou que ainda está em negociações com potenciais patrocinadores de uma possível aquisição da empresa, incluindo o fundo soberano da Arábia Saudita. Em mensagem escrita, Musk disse que o fundo saudita quer que a fabricante de carros elétricos feche seu capital e que está envolvido em negociações que já duram quase dois anos com a empresa. A publicação reforçou o anúncio inesperado do bilionário do Vale do Silício da semana passada, de que ele estava considerando tornar a empresa privada e que tinha assegurado financiamento para isso. Além disso, Musk afirmou que seus comentários no Twitter – sobre a possibilidade de um acordo -, teriam recebido apoio do fundo, que depende de compromissos financeiros e outros relacionados à análise dos números da montadora. O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês) é conhecido por investimentos em tecnologia, incluindo os 45 bilhões de dólares investidos no Vision Fund, do SoftBank Group.

Irã sem conversa

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, proibiu a realização de qualquer negociação direta com os Estados Unidos, informou a TV estatal iraniana, nesta segunda-feira (13). À televisão, Khamenei rejeitou a proposta realizada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de realizar um encontro diplomático com o país, e afirmou que o governo americano nunca recua de seus interesses para realizar negociações. Além das acusações aos EUA, o líder iraniano afirmou que a má gestão econômica de seu país é um fator que tem prejudicado a resistência às novas sanções impostas pelos EUA. “Mais do que as sanções, a má gestão econômica está colocando pressão sobre iranianos comuns. Eu não chamo de traição, mas de um grande erro de administração”, disse Khamenei. A moeda do Irã perdeu aproximadamente metade de seu valor desde abril em antecipação à retomada das sanções americanas, em decorrência, principalmente, da alta na demanda de dólares por iranianos comuns tentando proteger suas economias.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteEmpresas brasileirasExame HojeMelhores e MaioresPIS/PasepRennerVarejo

Mais de Brasil

Primeiras ondas de frio chegam ao Brasil em abril — mas calor ainda deve predominar

Anvisa emite alerta sobre cremes dentais com fluoreto de estanho após relatos de lesões orais

Lula diz que Brasil prioriza negociações com governo Trump antes de aplicar reciprocidade em tarifas