Brasil

Lira quer incentivo fiscal para hospital privado destinar leitos ao SUS

Em reunião com empresários, presidente da Câmara falou em votar projeto de lei que permitiria à iniciativa privada abatimento no Imposto de Renda

Lira falou em votar um projeto de lei que possibilitaria a implementação da medida (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Lira falou em votar um projeto de lei que possibilitaria a implementação da medida (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 23 de março de 2021 às 08h12.

Última atualização em 23 de março de 2021 às 12h39.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) propôs a empresários donos de hospitais e de planos de saúde incentivo fiscal para que destinem e operem leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é abater o Imposto de Renda proporcionalmente aos leitos cedidos para combate ao Covid-19. A representantes de dez empresas, Lira falou em votar um projeto de lei que possibilitaria a implementação da medida. Realizada na noite desta segunda-feira, a reunião também contou com a participação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e de deputados.

— Estamos aqui para tentar disponibilizar novos leitos para que a iniciativa privada possa participar dessa abertura. Para que leitos já abertos, que hoje estão à disposição de cirurgias eletivas, sejam realocados para quem tem Covid. Isso é muito mais barato que abrir novos leitos. Temos conversado sobre essa ajuda, para que a gente faça um projeto de lei que oportunize para a iniciativa privada ser ressarcida com isenção de Imposto de Renda no ano que vem — disse Lira.

— É um gesto que a gente faz para que empresários possam dar sua contribuição, para que a gente possa passar por esse momento de extrema dificuldade — completou.

A reunião contou com a presença de representantes de hospitais como Albert Einstein, Sírio Libanês e Rede Dor, além de empresários responsáveis por planos de saúde como Bradesco Seguros e Porto Seguro.

No evento, alguns empresários comentaram em reservado que, como representante do Poder Executivo, o presidente Jair Bolsonaro também deveria ter participado do encontro para propor alternativas para o enfrentamento à pandemia.

Conta da pandemia começa a chegar para Bolsonaro? Ouça no EXAME Política

Acompanhe tudo sobre:Arthur LiraCâmara dos DeputadosHospitaisIncentivos fiscaisSUS

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta