Brasil

Lira anuncia Aguinaldo Ribeiro na relatoria da reforma tributária

Presidente da Câmara afirmou que grupo de trabalho vai começar a ser formado nesta semana e disse que Reginaldo Lopes vai coordenar o grupo

De acordo com Lira, os partidos já começam a indicar os membros do grupo nesta semana (Will Shutter/Agência Câmara)

De acordo com Lira, os partidos já começam a indicar os membros do grupo nesta semana (Will Shutter/Agência Câmara)

AO

Agência O Globo

Publicado em 7 de fevereiro de 2023 às 20h25.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira que o grupo de trabalho sobre a reforma tributária terá o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como relator e Reginaldo Lopes (PT-MG) como coordenador. De acordo com Lira, os partidos já começam a indicar os membros do grupo nesta semana.

– As matérias já foram exauridas. Já tivemos as comissões, tivemos comissão mista. O que nós estamos querendo fazer é, junto com o governo, que está se predispondo a aprovar uma reforma, é revisitar durante um tempo as conversas para que dê naturalidade aos novos deputados – declarou Lira durante evento da Frente Parlamentar Agropecuária.

A Câmara analisa uma Proposta de Emenda à Constituição de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), presidente do partido. A PEC trata da unificação de impostos sobre bens e serviços. Há também um texto no Senado, de autoria de Davi Alcolumbre (União-AP).

– Todo mundo quer, mas todo mundo quer a sua reforma tributária – disse o presidente da Câmara hoje.

Aguinaldo já foi o relator do texto na Câmara e em uma comissão mista, mas foi afastado das negociações sobre o tema quando Lira foi eleito presidente da Câmara pela primeira vez em 2021.

Apesar de serem do mesmo partido, Aguinaldo era do grupo político do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia e apoiou Baleia contra Lira. Uma vez no comando da Casa, Lira deu prioridade a um projeto de reforma do Imposto de Renda, que foi relatado por Celso Sabino (União-PA). O texto foi aprovado pela Câmara, mas está travado no Senado.

De acordo com Lira, o trabalho feito anteriormente por Aguinaldo será aproveitado na construção do novo texto.

– Não é do zero, o texto está pronto, tem que ver a conveniência do momento. Eu defendo a reforma tributária possível, que simplifique, que agilize, que dê mais transparência e mais justeza na cobrança dos impostos e na equiparação da federação – disse

Acompanhe tudo sobre:Arthur LiraCongressoeconomia-brasileiraReforma tributária

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP