Brasil

Linhas 8 e 9 começam a disponibilizar Wi-Fi gratuito em todas as estações; saiba como acessar

ViaMobilidade promete beneficiar 840 mil passageiros diariamente nas linhas Esmeralda e Diamente com as medidas

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 22 de novembro de 2024 às 12h02.

A ViaMobilidade e o Governo de São Paulo confirmaram nesta sexta-feira, 22, que os passageiros das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda já podem utilizar Wi-Fi gratuito nas 41 estações e contar com previsão de chegada de trens em tempo real.

As informações foram adiantadas com exclusividade à EXAME pelo diretor das linhas, André Costa, em entrevista exclusiva no início de novembro. A estimativa é que 840 mil passageiros sejam impactados diariamente pelas medidas.

O serviço de internet começou a ser disponibilizado desde a última segunda-feira, 18. Para acessar, o passageiro deve conectar-se à rede "Passageiros ViaMobilidade" e realizar o cadastro com nome, e-mail e data de nascimento. Cada conexão tem duração de 60 minutos, renovada automaticamente pelo mesmo período a cada login. A rede possui algumas restrições, como o bloqueio de serviços de streaming e de sites com conteúdo adulto.

Outro recurso lançado é o serviço chamado "Próximo Trem", que permite aos passageiros, por meio da leitura de QRCodes instalados nas plataformas, acessar informações em tempo real sobre a operação dos trens. A página também informa em tempo real o número da linha, sentido, status da operação e traz um cronômetro com a previsão de chegada do trem.

Além disso, o sistema exibe um cronômetro com a previsão de chegada. Quando faltar 20 segundos para o trem chegar à plataforma, uma mensagem informará “Embarque Próximo”.

Como acessar internet gratuita nas estações

Para acessar o serviço de internet, basta que o passageiro se conecte à rede wi-fi “Passageiros ViaMobilidade” e realize o cadastro com nome, e-mail e data de nascimento. Cada conexão terá duração de 60 minutos, renovada pelo mesmo período a cada login. A rede de internet gratuita tem alguns limites de navegação, como restrição a serviços de streaming e sites de conteúdo adulto. O serviço estará acessível durante todos os dias da semana.

Acompanhe tudo sobre:CPTMTrensMobilidade

Mais de Brasil

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP

Bolsonaro sobre 2026: 'Se eu continuar inelegível, não acredito mais em democracia'