Brasil

Linha de Transmissão Xingu-Terminal Rio obtém licença do Ibama

A Linha de Transmissão Xingu-Terminal Rio, com mais de 2,5 mil quilômetros, será a mais extensa do país, atravessando 5 Eestados

Rio Xingu: a licença estabelece 32 condicionantes e a destinação de mais de 35 milhões de reais para compensação ambiental (foto/Getty Images)

Rio Xingu: a licença estabelece 32 condicionantes e a destinação de mais de 35 milhões de reais para compensação ambiental (foto/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 16h30.

São Paulo - O Ibama emitiu a Licença de Instalação (LI) que autoriza o início das obras do Sistema de Transmissão Xingu-Terminal Rio e instalações associadas, que integrará o sistema da usina de Belo Monte, informou o órgão ambiental federal nesta sexta-feira.

Sob responsabilidade da empresa Xingu Rio Transmissora de Energia S.A., a Linha de Transmissão em Corrente Contínua 800 kV Xingu-Terminal Rio, com mais de 2,5 mil quilômetros, será a mais extensa do país, atravessando cinco Estados.

O empreendimento realizará a transmissão da energia gerada pela usina no Pará, com o objetivo de reforçar o Sistema Interligado Nacional (SIN) e aumentar a capacidade de intercâmbio de energia entre as regiões norte e sudeste.

Conforme o Ibama, a licença, concedida em 10 de agosto, estabelece 32 condicionantes e a destinação de mais de 35 milhões de reais para compensação ambiental.

Orçada em mais de 30 bilhões de reais, Belo Monte tem como principais acionistas as elétricas Eletrobras , Neoenergia, Cemig e Light , além da Vale , e dos fundos de pensão Petros e Funcef.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteIbamaTransmissão de energia

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas