Brasil

Limpeza das ruas na Vila Madalena terá citronela

Três triciclos e dois caminhões varredores com capacidade para 6 mil litros de lixo cada também são armas da Prefeitura para combater a sujeira da "Carnacopa"

Torcida na Vila Madalena, em São Paulo: multidão toma ruas horas antes do jogo (Priscila Zuini/Exame.com)

Torcida na Vila Madalena, em São Paulo: multidão toma ruas horas antes do jogo (Priscila Zuini/Exame.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2014 às 09h41.

São Paulo - Três triciclos, dois caminhões varredores com capacidade para 6 mil litros de lixo cada e até desinfetante biodegradável com aroma de citronela são as novas armas da Prefeitura para combater a sujeira e os odores de urina, fezes e bebidas alcoólicas nas ruas da Vila Madalena, na zona oeste, após as festas da "Carnacopa" nos jogos da seleção.

A operação entrará em vigor nesta sexta-feira, quando o Brasil enfrentará a Colômbia, às 17h, em Fortaleza, segundo o consórcio Inova.

Os caminhões serão usados durante a madrugada, sempre a partir das 2h, com o apoio dos garis, após bares e restaurantes fecharem e as ruas ficarem vazias, sem a multidão.

Já os triciclos, que serão usados pela primeira vez, aguardam licenciamento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Cada um dos veículos tem capacidade para 250 quilos ou 1 mil litros de lixo, segundo a Inova, consórcio responsável pela limpeza da cidade.

Os novos equipamentos e a citronela se juntam às equipes de varrição e ao caminhão-pipa com água reutilizável. "Estamos dando a máxima atenção possível para minimizar os impactos", afirmou Simão Pedro, secretário municipal de Serviços.

"Durante os jogos e com a rua ainda cheia, nós não conseguimos colocar o gari lá dentro", disse o secretário, que afirmou que avalia diariamente a limpeza na região para fazer "adequações necessárias".

Segundo a Prefeitura, na partida entre Brasil e Chile do sábado passado, 58 toneladas de lixo foram retiradas do bairro. Ao todo, 250 agentes da Prefeitura trabalharam durante a madrugada para limpar a área.

Permanente

A Prefeitura estuda fazer mudanças permanentes na Vila Madalena após a Copa do Mundo. Apesar de ainda estar no campo da discussão, uma das medidas propostas que estão sendo avaliadas é a construção de banheiros públicos no bairro.

Além da Copa, a Vila Madalena também chamou a atenção durante carnaval, quando a região ficou lotada de foliões por causa dos blocos de rua.

No carnaval deste ano, um motorista avançou contra a multidão, após uma briga de trânsito, deixou frequentadores feridos e acabou sendo preso em flagrante. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolLixoMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Cármen Lúcia cobra explicações do governo após relato de caso de racismo envolvendo ministra do TSE

Com bebê reborn no colo, deputado diz que ter boneca 'não é pecado'

PL que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho deve ser votado até junho, diz relator

Fim da reeleição: CCJ do Senado aprova proposta de mandato de 5 anos para presidente e governador