Brasil

Líderes fecham acordo e Câmara deve votar PEC do fundo eleitoral

A divergência persiste quando o assunto é a ordem de votação dos demais pontos da proposta

Câmara: deputados decidiram colocar a ordem em votação (Antonio Augusto/Agência Câmara)

Câmara: deputados decidiram colocar a ordem em votação (Antonio Augusto/Agência Câmara)

R

Reuters

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 19h01.

Brasília - Deputados chegaram a um acordo e decidiram votar de forma fatiada a PEC que cria um fundo de financiamento de campanhas abastecido com recursos públicos e ainda modifica o sistema eleitoral para a escolha de deputados e vereadores.

Houve consenso em torno do fatiamento e todos concordam que o primeiro ponto a ser analisado deve ser uma emenda que suprime a percentagem da Receita Corrente Líquida que seria destinada ao fundo.

Mas a divergência persiste quando o assunto é a ordem de votação dos demais pontos da proposta. O PT, por exemplo, defende que logo após a porcentagem seja votado dispositivo que cria o fundo --se derrotado, o fundo não seria criado. Depois, defendem os petistas, deveriam ser votadas as modalidades de sistema eleitoral --o distritão como uma transição e em seguida o distrital misto a partir de 2022.

Já o PP defende que o sistema eleitoral seja analisado logo após a votação do percentual da receita para o fundo. E apenas depois o dispositivo que trata da criação dessa fonte de financiamento.

Como não conseguiram uma solução consensual, deputados decidiram colocar a ordem em votação e avaliam, no momento, um requerimento que estabelece a ordem de votação sugerida pelo PP.

A Câmara tem sido palco de muitos embates entre os defensores do chamado distritão --sistema no qual são eleitos os mais votados em cada Estado-- e aqueles que o rejeitam. A votação desse ponto chegou a ficar vinculada à aprovação do fundo, o que dificultou um acordo.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEleições 2018Reforma política

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP