Brasil

Líderes efetivamente removem a Rússia do G8

Líderes do G7 disseram que suspenderam reuniões de cúpula com a Rússia enquanto o país continuar ocupando o território da Crimeia

Homens armados, tidos como soldados russos, perto de uma base militar em Perevalnoye, próximo da cidade Simferopol, na Crimeia (Baz Ratner/Reuters)

Homens armados, tidos como soldados russos, perto de uma base militar em Perevalnoye, próximo da cidade Simferopol, na Crimeia (Baz Ratner/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2014 às 19h37.

Haia - Os líderes das maiores economias do mundo efetivamente removeram a Rússia do G8 em resposta à intervenção militar do país na Ucrânia. Em um comunicado, os líderes do G7 disseram que suspenderam reuniões de cúpula com a Rússia sob a configuração do G8 enquanto o país continuar ocupando o território da Crimeia.

"Em última instância, a Rússia foi suspensa do G-8 em razão de suas atuais atividades na Ucrânia", comentou uma autoridade do governo dos EUA.

A reunião dos líderes do G-7 realizada hoje em Haia, convocada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, não resultou em apoio para sanções econômicas imediatas à Rússia. Alemanha, França, Reino Unido e Itália disseram que essas medidas só serão tomadas se a tensão na Crimeia aumentar. No entanto, o G-7 tornou as ameaças contra a Rússia mais explícitas, alertando para novas sanções que podem prejudicar a economia exportadora de energia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrimeiaCrise políticaDiplomaciaEuropaG7 – Grupo dos SeteRússia

Mais de Brasil

Mancha de poluição no rio Tietê cresce 29% em 2024, 3ª alta anual consecutiva

'Perigo': Inmet alerta para tempestades no Sul e baixa umidade no centro do país; veja previsão

Maduro afirma que Edmundo González 'pediu clemência' para deixar a Venezuela

Volta do horário de verão pode gerar economia de R$ 400 milhões, diz ministro