Brasil

Líderes de partidos decidem votar PEC 37 nesta terça-feira

A reunião de hoje entre as lideranças de cada legenda apontou tendência de voto contrário à PEC 37


	Plenário da Câmara dos Deputados: O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), garantiu que os deputados estão dando voz à insatisfação da população.
 (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Plenário da Câmara dos Deputados: O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), garantiu que os deputados estão dando voz à insatisfação da população. (Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2013 às 17h02.

Brasília - Os líderes de partidos decidiram votar ainda nesta terça-feira a Proposta de Emenda Constitucional 37 (PEC 37), que tira o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos, tornando a tarefa exclusiva das polícias civil e federal.

Além da PEC 37, os deputados votarão hoje a proposta que define as novas regras da divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FEP) e o projeto de lei que garante para a educação 100% dos royalties do petróleo.

A reunião de hoje entre as lideranças de cada legenda apontou tendência de voto contrário à PEC 37. Ficou definido que, após a votação e provável derrubada do projeto, será aprovada a urgência para uma proposta de lei complementar que defina o papel do MP nas investigações. Essa proposta deverá ser votada em agosto.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), garantiu que os deputados estão dando voz à insatisfação da população. A PEC 37 se tornou uma das bandeiras das manifestações que aconteceram em todo o país nas últimas semanas.

"Foi assim na ditadura, em relação ao impeachment, na Constituinte, foi ela (Câmara) quem vocalizou. Esta casa tem que estar antenada, com ouvidos, olhos e consciência bem abertos para as ruas que estão clamando por uma atuação mais eficiente e mais enérgica. E ela fará, com muita consciência e responsabilidade", disse o parlamentar, à Agência Brasil. 

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPEC 37PolíticaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho