Brasil

Lideranças do PT criticam tentativa de golpe

Lideranças políticas exaltaram as ações do partido para a Educação e fizeram várias críticas à oposição e à tentativa de golpe


	O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso
 (Victor Moriyama/Getty Images)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso (Victor Moriyama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2015 às 23h37.

Brasília - Lideranças políticas exaltaram as ações do partido para a Educação e fizeram várias críticas à oposição e à tentativa de golpe, com as ameaças de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), durante o Ato pela Educação, organizado pelo PT em Brasília (DF).

O prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), citou o aumento de vagas e de alunos no ensino superior durante o governo de Lula, e ainda a aprovação do Plano Nacional de Educação durante o governo da presidente Dilma Rousseff.

"Precisamos reconhecer o mérito da presidente Dilma. Quando tucanos governaram os tucanos aprovaram 7% do PIB para a Educação e o presidente à época (Fernando Henrique Cardoso) vetou. Quando nós governamos, aprovamos 10% e a presidente aprovou", afirmou Haddad.

O governador do Acre, Tião Viana (PT), deu o teor mais político em sua fala sobre educação e disse que enquanto "muitos chamam para o golpe, o presidente Lula chama pra o ato à educação", disse.

"Graças a Deus o povo brasileiro é mais forte que os golpistas", completou. "O que deseja é mais do que derrotar o PT, é derrotar é um projeto de Brasil para todos", emendou Wellington Dias (PT), governador do Piauí.

O ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, seguiu o tom crítico e afirmou que "o respeito à democracia vai sem impor e o respeito ao voto tem de ser claro", lembrou que o País superou a ditadura e emendou: "agora são poucos o que se atrevem a defender claramente o fim da democracia".

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoFernando HaddadLuiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP