Brasil

Líder tucano pede informações sobre caso Panamericano

Duarte Nogueira pediu ao ministro da Fazenda e ao presidente do Banco Central maiores informações sobre a venda do Panamericano ao BTG Pactual

Agência do Banco PanAmericano: Nogueira questiona qual o valor exato do rombo (EXAME/EXAME.com)

Agência do Banco PanAmericano: Nogueira questiona qual o valor exato do rombo (EXAME/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2011 às 19h29.

Brasília - O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), protocolou hoje na Mesa da Casa um pedido de informações ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, sobre a operação de venda do banco Panamericano para o BTG Pactual e o rombo estimado em R$ 4 bilhões da instituição financeira que pertencia ao empresário Sílvio Santos, que é também dono da rede de televisão SBT.

No pedido, Nogueira questiona qual o valor exato do rombo e quer saber quando o Banco Central descobriu os problemas no Panamericano. O líder tucano pergunta qual foi exatamente o aporte do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é privado, e quais as condições para a operação de salvamento do banco de Sílvio Santos.

Nogueira pergunta ainda a Mantega e a Tombini se o BTG Pactual ficou ou não com as dívidas do banco Panamericano. O tucano quer saber se a dívida do banco de Sílvio Santos foi "perdoada". O deputado ainda solicita informações sobre o aporte de R$ 1,5 bilhão feito pela Caixa em 2009 ao banco Panamericano.

O requerimento de informação foi protocolado na Mesa Diretora, que analisará e encaminhará a Mantega e a Tombini. Depois de receber os pedidos, eles têm 30 dias para responder, sob pena de serem enquadrados em crime de responsabilidade.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosBancosFinançasBanco PanAmericanoSilvio SantosOposição políticaPSDB

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'