Brasil

Líder do PT quer instalar CPI mista do Metrô na 4ªf

Nos bastidores, os aliados querem usar essa comissão para neutralizar o desgaste com as apurações da CPI mista da Petrobras


	Humberto Costa: para o líder do PT, as apurações sobre o metrô devem ser bastante profundas
 (Renato Araújo/ABr)

Humberto Costa: para o líder do PT, as apurações sobre o metrô devem ser bastante profundas (Renato Araújo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2014 às 17h34.

Brasília - O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta segunda-feira que a base aliada é favorável a que se instale a CPI mista do metrô na quarta-feira (4).

Nos bastidores, os aliados querem usar essa comissão, que vai investigar acusações de formação de cartel de trens em São Paulo durante gestões tucanas, para neutralizar o desgaste com as apurações da CPI mista da Petrobras.

Humberto Costa disse que vai pedir ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que instale a CPI do Metrô até depois de amanhã ou, se não for possível, na terça-feira da próxima semana.

O petista afirmou que na Câmara todos os líderes partidários já indicaram os nomes para compor a comissão e, no Senado, líderes de alguns blocos partidários ainda não o fizeram.

Ele ponderou que, se essas indicações não forem feitas, Renan tem competência para fazer as nomeações.

Para o líder do PT, as apurações sobre o metrô devem ser bastante profundas, uma vez que há investigações sendo feitas por órgãos de fiscalização, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Ele ressaltou que esta CPI terá um trabalho "mais econômico" que a da Petrobras, chegando a estimar que as apurações podem ser encerradas em apenas um mês.

"Existem comprovantes de pagamentos a agentes públicos. Precisamos explicar melhor quem são esses agentes públicos envolvidos nesses atos de corrupção", afirmou.

O vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que a oposição também vai participar da CPI mista do Metrô, a terceira a ser aberta às vésperas do início do período eleitoral.

"Certamente o PSDB vai participar, não vai se furtar", disse.

O tucano criticou o comentário de Humberto Costa de que a comissão poderia concluir as investigações em um mês. "Esse anúncio já pressupõe uma CPI chapa branca", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:CartelEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrô de São Paulomobilidade-urbanaPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresSenadoTransporte públicotransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP