Brasil

Libéria não enviará atletas para Olimpíada por risco de zika

O país africano, que está lutando para pôr fim a um surto mortal de Ebola que já dura dois anos e jamais conquistou uma medalha olímpica


	Zika: o país africano, que está lutando para pôr fim a um surto mortal de Ebola que já dura dois anos e jamais conquistou uma medalha olímpica,
 (Alvin Baez / Reuters)

Zika: o país africano, que está lutando para pôr fim a um surto mortal de Ebola que já dura dois anos e jamais conquistou uma medalha olímpica, (Alvin Baez / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2016 às 15h41.

Monróvia - A Libéria pode não enviar atletas para a Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016 por causa da falta de dinheiro e dos temores sobre o zika vírus, de acordo com uma carta do Ministério das Finanças.

O país africano, que está lutando para pôr fim a um surto mortal de Ebola que já dura dois anos e jamais conquistou uma medalha olímpica, planejava mandar 20 pessoas aos Jogos, cerca de metade delas atletas.

Se a Libéria de fato decidir não ir ao Rio, seria o primeiro país a se recusar a participar do evento por causa da epidemia de Zika no Brasil.

A carta ministerial, datada de 21 de março e endereçada ao vice-ministro dos Esportes liberiano, também se refere a um pedido de aprovação de 151.882 dólares para poder enviar os atletas aos Jogos.

"Dada a atual situação fiscal do governo... não somos (capazes) de conceder este pedido neste momento", diz a comunicação, obtida pela Reuters e autenticada por um funcionário do Ministério dos Esportes.

"É importante observar que atualmente o Brasil luta com uma epidemia de Zika... e, dada nossa experiência recente com o Ebola, seria um risco de saúde pública enviar (atletas) para aquela parte do mundo", continua.

Philipbert Brown, presidente do Comitê Olímpico da Libéria, afirmou ainda não ter visto a carta.

Acredita-se que o Zika vírus está ligado a uma explosão de casos de microcefalia, uma má-formação cerebral, em bebês no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:DoençasLibériaOlimpíada 2016OlimpíadasZika

Mais de Brasil

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas