Brasil

Lewandowski pergunta se há vaga para Valério em prisão de MG

Ofício encaminhado pelo ministro atende a pedido de Marcos Valério, que pediu para ser transferido para o presídio na região metropolitana de Belo Horizonte


	Marcos Valério: Marcos Valério está preso atualmente no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal
 (Antonio Cruz/ABr)

Marcos Valério: Marcos Valério está preso atualmente no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 18h26.

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, pediu hoje (28) que o juízo da Vara de Execuções Criminais de Contagem (MG) informe se há vaga na Penitenciária Nelson Hungria.

O oficio encaminhado pelo ministro atende a pedido do publicitário Marcos Valério, que pediu para ser transferido para o presídio na região metropolitana de Belo Horizonte.

Marcos Valério está preso atualmente no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, onde cumpre a pena por ter sido condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Apontado como o operador do esquema de corrupção, o publicitário foi condenado a 37 anos e cinco meses de prisão em regime fechado.

A Procuradoria-Geral da República já havia se manifestado a favor da transferência de Valério para Minas Gerais, onde mora a família dele. No ofício de hoje, Lewandowski não estipula prazo para a resposta sobre a existência de vaga, mas pede que o juízo informe com urgência sobre a disponibilidade para a transferência.

Em outro ofício assinado hoje, o ministro pede que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre o pedido da defesa de Valério para que os bens dele sejam desbloqueados.

Os advogados do publicitário alegam que ele não tem como pagar a multa imposta pelo próprio STF, porque não tem recursos. O patrimônio bloqueado de Marcos Valério é estimado em cerca de R$ 4,4 milhões.

Acompanhe tudo sobre:MensalãoPolítica no BrasilPrisõesSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto