Brasil

Levy diz que Fies não acabará

Ministro da Fazenda acredita que o Fundo de Financiamento Estudantil não irá acabar, defendendo que o programa precisa submeter-se a regras de qualidade


	O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que os recursos do Fies não diminuirão em relação ao ano passado
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que os recursos do Fies não diminuirão em relação ao ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2015 às 15h56.

Brasília - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse hoje, durante audiência na Câmara dos Deputados, que acredita que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não acabará. “Eu acredito que os recursos do Fies este ano serão os mesmos do ano passado”, acrescentou.

Levy defendeu que, por envolver recursos públicos, o programa precisa se submeter a regras de qualidade. “Acho que nenhum estudante se surpreende quanto às exigências e sobre as normas pois trata-se de dinheiro público. Não pode ter zero em português, por exemplo, para ter direito ao programa”, disse.

Outro motivo, segundo ele, para o governo ter feito mudanças no programa, é que o governo constatou que o número de alunos nas faculdades privadas não aumentou. No entanto,  cresceu o número de bolsistas.

No fim de março, o governo anunciou a seguinte mudança nas regras para melhorar o programa: o estudante que tiver média inferior a 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá se inscrever para uma bolsa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além da média mínima, o candidato não pode ter nota zero na redação. As inscrições ao programa termina amanhã (30).

Em fevereiro, foram abertas as inscrições para novas adesões ao Fies, mas sem a obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar o financiamento.

Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilEnsino superiorFaculdades e universidadesFiesInvestimentos de governoJoaquim LevyMinistério da FazendaSetor de educação

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto