Brasil

Levy diz que economia brasileira inspira otimismo

Segundo ele, para que a economia volte a crescer, é preciso aprovar o ajuste fiscal


	Ministro da Fazenda, Joaquim Levy: segundo ele, para que a economia volte a crescer, é preciso aprovar o ajuste fiscal
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Ministro da Fazenda, Joaquim Levy: segundo ele, para que a economia volte a crescer, é preciso aprovar o ajuste fiscal (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2015 às 06h16.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse ontem (15) que a economia brasileira inspira “otimismo”. Segundo ele, para que a economia volte a crescer, é preciso fazer o dever de casa, ou seja, aprovar o ajuste fiscal.

Levy deu entrevista a jornalistas no fim do primeiro dia de reunião da Cúpula do G20, grupo que engloba as 20 maiores economias do mundo. A Cúpula do G20 ocorre em Antália, na Turquia.

O ministro disse que permanece no cargo “até segunda ordem”. E acrescentou: “Tenho respaldo da presidenta Dilma. Se estou aqui [na Turquia], não vim a passeio”.

Segundo Levy, “não há nada de errado” com a economia brasileira. Conforme disse o ministro, o otimismo se justifica pela baixa “alavancagem” (endividamento) das empresas e das famílias brasileiras. Ele disse que o governo tem “um pouquinho de alavancagem”, o que significa que teve de assumir dívida no mercado financeiro para cobrir suas obrigações. No entanto, conforme observou, esforços vêm sendo feitos pelo governo para diminuir o endividamento público.

Levy comparou a situação brasileira com alguns países desenvolvidos que tentam crescer, mas não conseguem, em razão do endividamento das famílias, das empresas e do governo.

“Que fazem os países desenvolvidos? Por que existem países que estão há oito sem conseguir crescer? Por que tem grande alavancagem. As famílias têm grande dívidas. Tudo segura. O Brasil não tem”, disse. 

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscaleconomia-brasileiraJoaquim Levy

Mais de Brasil

Lula discursa hoje em evento dos Brics que acontecerá no Itamaraty

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'