Brasil

Leonardo Picciani é o novo ministro do Esporte

Ex-aliado da presidenta Dilma, Picciani orientou a bancada do PMDB na Câmara a votar a favor do processo de impeachment


	Leonardo Picciani: eleito pela primeira vez em 2002, quando tinha 22 anos, ele está em seu quarto mandato consecutivo na Câmara
 (Divulgação/Câmara dos Deputados)

Leonardo Picciani: eleito pela primeira vez em 2002, quando tinha 22 anos, ele está em seu quarto mandato consecutivo na Câmara (Divulgação/Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2016 às 18h09.

O deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) é o novo ministro do Esporte no governo de Michel Temer. Eleito pela primeira vez em 2002, quando tinha 22 anos, ele está em seu quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados e deixa a vaga de líder do PMDB na Casa para assumir o cargo no Executivo.

Picciani nasceu em Nilópolis (RJ), tem 36 anos e é advogado. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara em 2007 e relatou projetos ao longo de seus mandatos, como a mensagem que criou o Programa Federal do Primeiro Emprego, o Marco Regulatório das Agências Reguladoras e a limitação do uso das Medidas Provisórias pelo Governo Federal.

O deputado foi o relator da CPI da Pirataria, em 2003, e é de sua autoria a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda o artigo 155 da Constituição Federal, propondo que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre petróleo e energia passe a ser cobrado nos estados produtores e não no destino final, como ocorre atualmente.

De 2009 a 2011, foi secretário de Habitação do Rio de Janeiro, durante o governo de Sérgio Cabral (PMDB).

Ex-aliado da presidenta Dilma, Picciani orientou a bancada do PMDB na Câmara a votar a favor do processo de impeachment, mas, no dia de 17 de abril, proferiu voto contrário.

Acompanhe tudo sobre:Ministério do EsporteOlimpíada 2016Olimpíadas

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar