Brasil

Lei Seca: Você poderá beber no dia de votação das eleições?

Veja quais os estados que proibiram o consumo de bebida alcoólica no próximo domingo e os que liberaram

Em geral, a lei seca começa a valer às 22h do dia anterior e termina com o fechamento das urnas (Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)

Em geral, a lei seca começa a valer às 22h do dia anterior e termina com o fechamento das urnas (Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 26 de outubro de 2018 às 06h00.

Última atualização em 26 de outubro de 2018 às 06h00.

São Paulo - No próximo domingo (28), durante a votação do segundo turno das eleições, alguns estados brasileiros decidiram aplicar a Lei Seca, prevista no artigo 347 do Código Eleitoral.

Isso significa que, até o fechamento das urnas, às 17h, o eleitor não poderá consumir nenhum tipo de bebida alcoólica. Para esse tipo de infração, a pena é prisão de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.

Criado na década de 1960, inicialmente o Código Eleitoral proibia o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas em todo o território nacional. Com o tempo, a restrição foi flexibilizada.

Hoje, as Secretarias de Segurança dos Estados são os responsáveis por determinar a aplicação da Lei Seca. Geralmente, a regra adotada no primeiro turno das eleições, vale para o segundo turno.

Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul, irão aplicar a Lei Seca durante a votação.

Em geral, a decisão começa a valer às 22h do dia anterior e termina com o fechamento das urnas.

São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba, Espírito Santo, Rondônia e Bahia liberaram o consumo de bebidas alcoólicas no pleito.

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasEleições 2018Fernando HaddadJair BolsonaroLei SecaTSE

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP