Brasil

Legislativo defenderá posição sobre royalties, diz Calheiros

Presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, disse que ainda deseja conhecer o teor da liminar concedida pela ministra Cármen Lúcia suspendendo a eficácia da nova lei

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 22h34.

Brasília - O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta segunda-feira que será defendida no Supremo Tribunal Federal (STF) a posição do Legislativo de alterar a lei dos royalties. Renan afirmou que ainda deseja conhecer o teor da liminar concedida pela ministra Cármen Lúcia suspendendo a eficácia da nova lei.

"Vamos aguardar o exato teor da liminar e vamos, no prazo determinado, conceder todas as informações, sempre na defesa da manifestação da maioria dos congressistas", afirmou ele. O Legislativo sequer foi notificado ainda para se manifestar sobre a ação interposta pelos Estados produtores de petróleo, mas Renan evitou polemizar e disse não ver "surpresa" na concessão da liminar por Lúcia.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) afirma que os produtores precisam agora defender a manutenção dos critérios atuais de distribuição de recursos, que os beneficiam, para conseguir uma decisão favorável também ao final do processo. "Como eu previa, a decisão acertada da ministra foi de dar a liminar para evitar prejuízos irreversíveis aos Estados produtores. Depois deste alívio, vamos agora lutar para vencer no julgamento do mérito."

Acompanhe tudo sobre:EnergiaPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRenan CalheirosSenado

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado