Brasil

Lava Jato também mira doação de terreno ao Instituto Lula

Ministério Público Federal afirma que Palocci teria participado “efetivamente” do processo de compra de terreno do Instituto Lula

Lula no instituto que leva seu nome: PF invstiga se o ex-ministro Antonio Palocci teria recebido dinheiro para compra de terreno da nova sede da instituição (Instituto Lula/Divulgação)

Lula no instituto que leva seu nome: PF invstiga se o ex-ministro Antonio Palocci teria recebido dinheiro para compra de terreno da nova sede da instituição (Instituto Lula/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2016 às 11h29.

São Paulo — A 35ª fase da Operação Lava Jato, que levou à prisão temporária do ex-ministro Antonio Palocci nesta segunda-feira (26), também apresenta indícios de que os supostos subornos da empreiteira Odebrecht também teriam envolvido a aquisição de um terreno inicialmente destinado à construção da nova sede do Instituto Lula

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, o Ministério Público Federal afirmou que Palocci teria participado “efetivamente” do processo de compra desse terreno.  Uma planilha da empreiteira que teria todos os registros de pagamentos feitos ao ex-ministro indicaria que ele teria recebido R$ 12 milhões para fazer essa aquisição. 

Além do recebimento dos valores, o MPF também acusa Palocci de ter participado de uma reunião com Marcelo Odebrecht e Roberto Teixeira, bem como de ter recebido, por intermédio de seu assessor Branislav Kontic, documentos encaminhados via e-mail pelo presidente do grupo empresarial, relacionados à compra do terreno.

O MPF afirma ainda que a Polícia Federal encontrou a minuta de contrato desse terreno no sítio de Atibaia que seria usado pelo ex-presidente Lula. No documento, José Carlos Bumlai, pecuarista e amigo de Lula envolvido em investigações da Lava Jato, seria apontado como comprador e seria representado pelo advogado Roberto Teixeira, também envolvido em denúncias de corrupção. O MPF disse que, em depoimento, Bumlai teria dito que se recusou a figurar como comprador do imóvel e que a compra se deu em favor de pessoas vinculadas à Odebrecht.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas