Brasil

Lago Paranoá em Brasília está parcialmente interditado

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, o bloqueio feito na região do Iate Clube da capital deve permanecer por pelo menos 15 dias

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 18h49.

Brasília - Tradicionalmente frequentado por banhistas e usado para a prática de esportes náuticos e tráfego de embarcações, o lago Paranoá, em Brasília, está parcialmente interditado. A medida foi tomada já que uma mancha de óleo, que surgiu no lago nesta semana, ainda não foi totalmente removida.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, o bloqueio feito na região do Iate Clube da capital deve permanecer por pelo menos 15 dias. Entre as justificativas para a interdição estão o risco à saúde dos banhistas e a possibilidade de causar danos às embarcações que passarem pelo local. Além disso, a movimentação da água provocada pela passagem de barcos e lanchas pode espalhar mais o produto.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, os procedimentos de limpeza já foram iniciados. A retirada do óleo está sendo feita por uma empresa terceirizada, em parceria com o Corpo de Bombeiros e sob a supervisão da Petrobras. As margens do lago contam com o trabalho do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

A secretaria do Meio Ambiente informou ainda que a macha, que alcançou um raio de três quilômetros no lago, já está quase imperceptível.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMeio ambienteBrasíliadistrito-federal

Mais de Brasil

Gleisi Hoffmann reúne ministros para discutir estratégias contra projeto de anistia

STF retoma julgamento da trama golpista com expectativa de votos divergentes entre ministros

STF mantém alto nível de segurança para julgamento da trama golpista envolvendo Bolsonaro

CPI do INSS: depoimento de Carlos Lupi acontece nesta segunda-feira, 8