Brasil

Ladrões testam modo de limpar nota manchada por dispositivos de segurança

Suspeito preso utilizava produtos químicos para remover manchas

A recomendação do BC é para que ninguém receba notas suspeitas de terem sido danificadas por esse dispositivo (Divulgação/Banco Central)

A recomendação do BC é para que ninguém receba notas suspeitas de terem sido danificadas por esse dispositivo (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2011 às 21h36.

São Paulo - O Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), da Polícia Civil do Estado de São Paulo, descobriu nesta segunda-feira uma estratégia para eliminar as manchas causadas em notas de real por dispositivos de segurança dos bancos – que lançam jatos de tinta nas cédulas durante tentativas de explosão dos caixas eletrônicos.

Durante a prisão de um suspeito em São Paulo, a polícia encontrou 112 notas de 50 reais manchadas que estavam imersas em um produto químico dentro de um filtro de porcelana. Interrogado, o suspeito afirmou que ele mesmo tinha elaborado a mistura. Segundo a assessoria do Deic, ainda não se sabe se a técnica já se disseminou entre outros assaltantes. O produto químico foi levado à perícia para ser identificado.

As notas apreendidas, porém, estavam apenas parcialmente limpas. Ainda não está claro, portanto, se elas passariam por algum procedimento complementar.

Na última quarta-feira, o Banco Central decidiu que as cédulas danificadas pela tinta perdem a validade. A recomendação do BC é para que ninguém receba notas suspeitas de terem sido danificadas por esse dispositivo. O objetivo da medida é contribuir para a redução dos casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos. O Procon-SP contestou a decisão, afirmando que é inadmissível que o custo de uma medida de segurança privada, que é intrínseca à atividade bancária, seja repassado à população.

Acompanhe tudo sobre:cedulas-de-dinheiromeios-de-pagamentoseguranca-digital

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta