Brasil

Justiça tenta acordo entre universidade e estudantes da USP

Marcada para discutir o pedido de reintegração de posse apresentado pela universidade, a audiência será na próxima terça-feira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2013 às 18h40.

São Paulo – A Justiça de São Paulo decidiu hoje (3) promover uma audiência de conciliação entre a Universidade de São Paulo (USP) e os estudantes e funcionários que ocupam o prédio da reitoria há três dias.

Marcada para discutir o pedido de reintegração de posse apresentado pela universidade, a audiência será na próxima terça-feira.

A universidade pede a desocupação do prédio mas, antes de julgar o pedido de reintegração de posse, a Justiça decidiu marcar a audiência de conciliação com base no princípio de que “se deve buscar a conciliação, em especial em situações que envolvam questões delicadas”.

Os estudantes, que estão em greve, reivindicam eleições diretas para reitor, com votação paritária entre as três categorias (alunos, funcionários e professores) e o fim da lista tríplice de candidatos ao cargo.

Atualmente, o reitor é escolhido pelo governador de São Paulo, após a apresentação de uma lista tríplice, contendo os nomes das três pessoas mais votadas em uma eleição.

A invasão de terça-feira ocorreu depois de uma reunião do Conselho Universitário no qual professores, funcionários e estudantes entregaram uma proposta de eleição direta.

Como a sugestão foi derrotada, os alunos decidiram ocupar o prédio. Eles disseram que permanecerão na reitoria até que as reivindicações sejam atendidas.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesUSPJustiça

Mais de Brasil

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa