Brasil

Justiça suspende vacinação contra covid-19 de adolescentes em Betim

A decisão fala que em caso de descumprimento, o município poderá pagar uma multa de R$ 500 por cada dose da vacina aplicada

 (Prefeitura de Betim/Facebook/Reprodução)

(Prefeitura de Betim/Facebook/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2021 às 10h25.

Última atualização em 17 de junho de 2021 às 10h43.

A justiça de Minas Gerais suspendeu a vacinação contra covid-19 em adolescentes de 12 a 14 anos na cidade de Betim.  

A informação foi divulgada pela prefeitura na manhã desta quinta-feira, 17. A decisão do juiz Taunier Cristian Malheiros Lima do Tribunal de Justiça de Minas Gerais da comarca de Betim, foi emitida na noite de quarta-feira, 16.

"Suspender a vacinação de estudantes de 12 a 14 anos, até comprovação documental de que todos os grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 e todos os maiores de 18 anos foram vacinados na cidade de Betim", explicou Taunier em um trecho da decisão.

O juiz ainda disse que caso a decisão não seja cumprida, o município poderá pagar uma multa de R$ 500 por cada dose da vacina aplicada. A prefeitura informa que irá recorrer da decisão. 

A medida recebeu críticas por contrariar recomendações do Ministério da Saúde. Consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, a professora Raquel Stucci, da Unicamp, condenou o que chama de "descontrole na política de vacinação no País" e achou a ação "equivocada".

Em nota, o Ministério da Saúde informa que "a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos, com o imunizante da Pfizer, está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis". O texto reforça que, neste momento, a prioridade é vacinar todos os grupos prioritários e em seguida todos os adultos acima de 18 anos.

Questionado, o prefeito negou que esteja ocorrendo um "desvio" de doses e garantiu que a vacinação dos outros grupos não parou. Medioli acrescenta que sua meta é "uma volta às aulas 100% segura". A expectativa do município é vacinar todos os 19 mil alunos com a primeira dose em três semanas. O retorno semipresencial dos alunos às escolas de Betim está programado para agosto.

Ao longo da semana, a gestão municipal havia planejado abrir o cadastro para que as instituições estaduais e privadas façam adesão dos respectivos alunos.

A vacinação começou na quarta-feira,16, quatro dias após a autorização pela Anvisa de uso do imunizante da Pfizer em adolescentes de 12 a 15 anos.

Com informações de Estado Conteúdo.

Acompanhe tudo sobre:Minas GeraisVacinasCoronavírusPandemiavacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Fachin se reúne com Lula para entregar convite de sua posse na presidência do STF

Hugo Motta reúne líderes para tentar dar um desfecho à pressão por anistia

De portas de teatro a ambulância particular: veja irregularidades nas emendas Pix suspensas pelo STF

Câmara vota MP que amplia descontos na conta de luz para 60 milhões de pessoas nesta terça-feira, 16