Brasil

Justiça suspende audiência pública na Alesp sobre privatização da Sabesp

Justiça entendeu que houve prazo apertado para a divulgação da audiência pública

Sabesp: empresa fornece água para mais de 300 cidades paulistas (Sabesp/Divulgação)

Sabesp: empresa fornece água para mais de 300 cidades paulistas (Sabesp/Divulgação)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 5 de novembro de 2023 às 18h39.

A Justiça de São Paulo determinou a suspensão da audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo marcada para esta segunda-feira, 6, sobre o projeto de lei que autoriza o Governo de São Paulo a privatizar a Sabesp, a companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo.

O pedido de liminar, acatado pelo juiz Raphael Augusto Cunha, argumenta que o presidente da Alesp, André do Prado (PL), deu prazo apertado para a divulgação da audiência pública, dificultando a participação de todos os possíveis interessados.

"Com efeito, constata-se o suficiente fumus boni iuris (sinal do bom direito), uma vez que a divulgação de audiência pública foi publicada na quarta-feira, dia 1 de novembro de 2023 no DOE, agendando-se a mesma para o dia 6 de novembro, segunda-feira, primeiro dia útil após tais dias de recesso, aparentemente em violação dos Princípios Constitucionais da Legalidade, Transparência, Publicidade, Informação, Participação Popular, e da Nova Lei de Licitações", diz o juiz.

Na decisão liminar, o juiz também determina que a Alesp divulgue a audiência pública com oito dias úteis de antecedência, no mínimo.

A ação popular foi protocolada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT), pela presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Neiva Ribeiro, e pela vice-presidente da CUT-SP, Ivone Silva, representados pelo advogado Maximiliano Garcez, da Advocacia Garcez.

Acompanhe tudo sobre:SabespEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral