Brasil

Justiça manda soltar Nicolau dos Santos Neto, o Lalau

Ex-juiz havia sido condenado a 26 anos de prisão por desvio de dinheiro público, mas foi beneficiado por indulto que prevê liberdade para presos acima de 60 anos


	Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, ex-presidente do TRT de São Paulo
 (Claudio Rossi/Veja)

Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, ex-presidente do TRT de São Paulo (Claudio Rossi/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2014 às 09h52.

São Paulo - O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido por Lalau, foi liberado pela Justiça e deixará o presídio de Tremembé, interior de São Paulo, onde está preso desde março de 2013.

A Vara de Execuções Criminais (VEC) concedeu alvará de soltura para o criminoso nesta segunda-feira, com base no chamado indulto pleno, que prevê liberdade para presos com mais de 60 anos que apresentam problemas de saúde e que cumpriram mais de um terço da pena.

Ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo, Lalau, que hoje tem 85 anos, foi condenado a 26 anos de prisão e multa de R$ 1,2 milhão pelos crimes de peculato, estelionato e corrupção passiva.

Ele também foi acusado de ser o principal resposponsável pelo desvio de R$ 169 milhões destinados para a construção do prédio do Fórum Trabalhista em São Paulo, na década de 1990.

Após passar um período como fugitivo, o ex-magistrado se entregou à polícia em 2000. Lalau passou quase 13 anos - maior parte de sua pena - em prisão domiciliar, permanecendo em regime fechado no presídio de Tremembé por pouco mais de um ano.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesJustiçaPrisões

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular