Brasil

Justiça libera foie gras em São Paulo

Justiça decidiu em favor de os paulistanos continuarem consumindo o fígado gordo do ganso


	Patê de foie gras: no ano passado, a Prefeitura de São Paulo tinha proibido a comercialização da iguaria francesa
 (Phode/Wikimedia Commons)

Patê de foie gras: no ano passado, a Prefeitura de São Paulo tinha proibido a comercialização da iguaria francesa (Phode/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 21h09.

São Paulo - Sete meses após permitir em caráter provisório a produção e a comercialização de foie gras em São Paulo, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu, na última quarta-feira, 24, em caráter definitivo no âmbito do TJ, em favor de os paulistanos continuarem consumindo o fígado gordo do ganso.

A tramitação no TJ-SP começou no ano passado depois que a Prefeitura de São Paulo proibiu a comercialização da iguaria francesa e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) entrou com um ação no tribunal pedindo a revogação da decisão.

Agora, cabe recurso apenas no Superior Tribunal de Justiça, caso a prefeitura queira continuar defendendo a proibição da venda do foie gras. A prefeitura informou que vai recorrer da decisão.

A batalha começou depois que o projeto de lei do vereador Laércio Benko (PHS) foi aprovado na Câmara.

Laércio se inspirou em uma lei da Califórnia, nos Estados Unidos, aprovada pelo então governador Arnold Schwarzenegger e que entrou em vigor em 2012. Aqui, a multa seria de R$ 5.000 para quem desrespeitasse a lei.

Depois de passar no plenário da Câmara, o projeto seguiu para o prefeito Fernando Haddad, apreciador da iguaria, mas que sancionou a lei em junho do ano passado.

O processo causou grita entre cozinheiros (em defesa do foie gras) e associações em defesa dos animais, já que tradicionalmente, para produzir o fígado gordo o ganso é alimentado pelo método da gavage, considerado cruel por ativistas. Agora, o TJ definiu que a decisão da prefeitura é inconstitucional.

Acompanhe tudo sobre:Animaiscidades-brasileirascomida-e-bebidaGastronomiaJustiçaMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar