Brasil

Justiça Federal suspende licença da Usina de Belo Monte

De acordo com o Ministério Público Federal no Pará, a licença foi suspensa em virtude do não cumprimento das obras de saneamento básico em Altamira


	Belo Monte: de acordo com o Ministério Público Federal no Pará, a licença foi suspensa em virtude do não cumprimento das obras de saneamento básico em Altamira
 (Lalo de Almeida/Folhapress)

Belo Monte: de acordo com o Ministério Público Federal no Pará, a licença foi suspensa em virtude do não cumprimento das obras de saneamento básico em Altamira (Lalo de Almeida/Folhapress)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2016 às 19h01.

A Justiça Federal no Pará, subseção de Altamira, decidiu liminarmente pela suspensão da licença de operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

De acordo com o Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA), a licença foi suspensa em virtude do não cumprimento das obras de saneamento básico em Altamira, uma condição de viabilidade para a operação da usina.

O MPF/PA explica que a licença foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mesmo sem o fim das obras de saneamento básico.

Existia, no entanto, a condição de concluir essas obras até agosto, o que, segundo o Ministério Público, não ocorreu, motivando a suspensão da licença. O Ibama informou que recebeu hoje (31) a notificação e que, após análise da decisão, irá recorrer da decisão.

A Usina Belo Monte foi leiloada em 2010, a um custo de R$ 25,8 bilhões. Segundo a Norte Energia, empresa responsável pela implantação, construção, operação e manutenção da usina, aproximadamente 14% do total do orçamento de Belo Monte foram empregados em ações de mitigação dos impactos do empreendimento nos 12 municípios da área de influência da Usina. A Norte Energia informou que ainda não foi notificada sobre a decisão judicial.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaParáBelo MonteUsinasHidrelétricasIbama

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'