Brasil

Justiça Eleitoral está pronta para plebiscito

De acordo com estimativas de técnicos do tribunal, a consulta poderá ocorrer no início de setembro e deverá consumir um orçamento de cerca de R$ 500 milhões


	Carmen Lúcia: "A Justiça Eleitoral está sempre preparada", disse a ministra ao ser indagada se será possível realizar a consulta a tempo de o Congresso aprovar as novas regras até outubro
 (Elza Fiúza/ABr)

Carmen Lúcia: "A Justiça Eleitoral está sempre preparada", disse a ministra ao ser indagada se será possível realizar a consulta a tempo de o Congresso aprovar as novas regras até outubro (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2013 às 13h47.

Brasília - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, afirmou nesta segunda-feira, 01, que a Justiça Eleitoral está pronta para organizar o plebiscito sobre a reforma política.

"A Justiça Eleitoral está sempre preparada", disse a ministra ao ser indagada por jornalistas se será possível realizar a consulta a tempo de o Congresso aprovar as novas regras até outubro.

Pelas normas em vigor no País, mudanças no processo eleitoral têm de ocorrer com antecedência mínima de um ano às eleições.

Desde a semana passada, quando recebeu um telefonema da presidente Dilma Rousseff, Cármen Lúcia pediu a técnicos de áreas estratégicas do TSE que analisem as providências e os custos necessários para a realização do plebiscito.

De acordo com estimativas de técnicos do tribunal, a consulta poderá ocorrer no início de setembro e deverá consumir um orçamento de cerca de R$ 500 milhões. Uma campanha institucional instruindo os eleitores sobre como votar no plebiscito poderá ser veiculada a partir de agosto.

Como o resultado de votações no Brasil sai no mesmo dia graças à urna eletrônica, assessores do TSE acreditam que dará tempo de o Congresso votar as mudanças até 3 de outubro deste ano, cumprindo a exigência de antecedência mínima de um ano às eleições de 2014.

Acompanhe tudo sobre:PlebiscitoPolítica no BrasilReforma políticaTSE

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas