Brasil

Justiça Eleitoral cassa mandato do governador de Sergipe

Tribunal Regional Eleitoral do estado decidiu cassar mandato de Belivaldo Chagas e da vice-governadora, Eliane Aquino, por abuso de poder político

Belivaldo Chagas, do PSD: governador pode ficar no cargo enquanto recorre da decisão (PSD/Divulgação)

Belivaldo Chagas, do PSD: governador pode ficar no cargo enquanto recorre da decisão (PSD/Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 19 de agosto de 2019 às 21h36.

Última atualização em 20 de agosto de 2019 às 14h53.

Aracaju — O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe decidiu nesta segunda-feira (19) cassar o mandato do governador do estado, Belivaldo Chagas (PSD), e da vice-governadora, Eliane Aquino, por abuso de poder político. Belivaldo ainda teve a inelegibilidade decretada por oito anos.

Por 6 votos a 1, o tribunal entendeu que o governador usou a máquina pública em favor de sua reeleição nas eleições do ano passado.

Apesar da decisão, Belivaldo e Eliane devem continuar no cargo enquanto recorrem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para derrubar a decisão local.

Se a cassação for mantida pelo TSE, será realizada nova eleição ao governo estadual.

Segundo o Ministério Público Estadual, os envolvidos fizeram "uso repetido da propaganda institucional e da máquina administrativa do governo do Estado com o objetivo de promover sua imagem", o que teria beneficiado sua candidatura à reeleição.

O relator, desembargador Diógenes Barreto, disse que, diante do "montante de recursos públicos envolvidos" e da "quantidade de municípios contemplados" pela propaganda irregular "revela-se proporcional e razoável a incidência das sanções de cassação de mandato e de inelegibilidade".

Para a procuradora do Ministério Público Eleitoral Eunice Dantas, Belivaldo se valeu da condição de governador "para promover sua reeleição".

A reportagem entrou com contato com o gabinete do governador, mas não localizou nenhum funcionário para comentar a decisão.

Acompanhe tudo sobre:GovernadoresJustiçaSergipe

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP