Brasil

Justiça do PR emite alvará de soltura de Renato Duque

Ontem à noite, ministro do STF atendeu pedido da defesa para liberar o ex-diretor da prisão preventiva


	PF: Duque teve outras medidas cautelares impostas pelo ministro do STF, como a proibição de deixar o país
 (Nacho Doce/Reuters)

PF: Duque teve outras medidas cautelares impostas pelo ministro do STF, como a proibição de deixar o país (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 13h18.

Brasília - O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), expediu na manhã desta quarta-feira, 03, alvará de soltura do ex-diretor de Serviços da Petrobras investigado na Operação Lava Jato, Renato Duque.

Ontem à noite, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu pedido da defesa para liberar o ex-diretor da prisão preventiva.

Duque teve outras medidas cautelares impostas pelo ministro do STF, como a proibição de deixar o País, de mudar de endereço sem autorização, obrigação de entregar o passaporte e de comparecer a todos os atos do processo.

Os passaportes do ex-diretor da estatal já foram entregues à Justiça do Paraná.

Ao analisar o habeas corpus de Duque, Zavascki lembra que o próprio juiz da primeira instância estabeleceu medidas cautelares diversas da prisão para outros investigados "tão ou mais capazes" de eventualmente fazer uso da condição econômica para fugir.

Para o ministro do STF, não houve "a indicação de atos concretos atribuídos ao paciente que demonstrem sua intenção de furtar-se à aplicação da lei penal".

"O fato de o agente supostamente manter valores tidos por ilegais no exterior, por si só, não constitui motivo suficiente para a decretação da prisão preventiva", apontou Zavascki.

A "presunção de fuga" não pode ser justificativa para a prisão preventiva, segundo a jurisprudência do STF, apontou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Governo brasileiro avalia compras de alimentos excedentes durante tarifaço de Trump

Defesa de Daniel Silveira pede prisão domiciliar por falta de fisioterapia

Prisão de Bolsonaro: nas redes, 53% das publicações são favoráveis à decisão e 47%, contrárias

Tarcísio chama prisão domiciliar de Bolsonaro de ‘absurdo’ e pede desescalada da crise