Brasil

Justiça derruba restrições contra covid-19 impostas pela prefeitura do Rio

Na decisão, a magistrada Regina Chuquer afirma que os decretos não se justificam por ir contra a liberdade individual dos moradores do Rio

 (Lucas Landau/Reuters)

(Lucas Landau/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de abril de 2021 às 19h59.

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro suspendeu nesta terça-feira, 20, os quatro decretos da prefeitura do Rio que determinavam restrições como medidas de combate à disseminação da covid-19. Todas as regras, como a proibição da realização de festas e da abertura de boates, estão suspensas. A decisão liminar (provisória) foi emitida pela juíza Regina Chuquer, da 6ª Vara de Fazenda Pública da capital, em ação popular proposta pelo deputado estadual Anderson Moraes (PSL).

  • Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME.

Na decisão, a magistrada afirma que os decretos não se justificam por ir contra a liberdade individual dos moradores do Rio: "Nem mesmo uma pandemia gravíssima como a vivenciada na atualidade autoriza o cerceamento da liberdade individual de cada cidadão carioca, ao argumento da possibilidade de transmissão acelerada da doença ou mesmo da falta de vagas em hospitais", escreveu a juíza.

O deputado Moraes comemorou a decisão: “Os decretos foram arbitrários, abusivos e inconstitucionais, como reconheceu a própria Justiça. Estava sendo uma ditadura do prefeito Eduardo Paes. Essas restrições prejudicam o trabalhador, tiram comida da mesa de milhares de pessoas e cerceiam a liberdade de ir e vir garantida pela Constituição Federal”, afirmou.

Consultada pela reportagem, a prefeitura não se manifestou sobre a decisão judicial até a publicação do texto.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroJustiçaSaúde no BrasilCoronavírusPandemia

Mais de Brasil

Bolsonaro passa por novos exames após crises de soluços e episódios de falta de ar

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA