Brasil

Justiça decide a favor de empresa contra "trava" em reajuste

Justiça de Rondônia decidiu a favor de instituição que contestou mudanças no Fies, determinando que seja retirada a "trava" que limita reajustes de mensalidades


	Universidade: reajuste das mensalidades tem sido limitado em 6,41% ante os valores do ano passado
 (Arquivo/Agência Brasil)

Universidade: reajuste das mensalidades tem sido limitado em 6,41% ante os valores do ano passado (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2015 às 20h09.

São Paulo - A Justiça Federal de Rondônia concedeu decisão favorável a uma instituição de ensino que contestou mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O juiz Herculano Martins Nacif decidiu que deve ser retirada a "trava" que limita os reajustes de mensalidades de alunos no Fies.

O reajuste das mensalidades tem sido limitado em 6,41% ante os valores do ano passado.

Para alunos que atualmente já estudam com financiamento pelo programa, o sistema do governo (chamado de SisFies) não aceita a inscrição caso o reajuste seja maior do que esse teto, informam as instituições de ensino.

A decisão em Rondônia é a primeira favorável depois que diferentes companhias de ensino privado, sindicatos e outras instituições que representam o setor passaram a contestar o limite de reajuste na Justiça.

Atualmente, há vários processos correndo em diferentes Estados. Entre as entidades que moveram processos estão a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup)e a Federação Interestadual das Escolas Particulares (Fenep).

O juiz do caso deferiu parcialmente o pedido da instituição de ensino de Rondônia.

A decisão pede que "em relação aos estudantes já financiados, promovam o desbloqueio do SisFIES, a fim de permitir a inclusão valores dos encargos educacionais fixados sem imposição do limite de 6,41%".

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesJustiça

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa