Brasil

Justiça de SP suspende projeto urbanístico na Nova Luz

Projeto prevê a revitalização da região conhecida como Cracolândia; cabe recurso da decisão

A decisão também suspende o processo que trata da elaboração do processo urbanístico para a área  (Bia Parreiras/VIAGEM E TURISMO)

A decisão também suspende o processo que trata da elaboração do processo urbanístico para a área (Bia Parreiras/VIAGEM E TURISMO)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2012 às 17h18.

São Paulo - A Justiça de São Paulo suspendeu hoje, por meio de uma liminar, os efeitos da Lei Municipal 14.918/09, que trata da aplicação da concessão urbanística na área do projeto Nova Luz, no centro da cidade. O projeto prevê a revitalização da região conhecida como Cracolândia. Cabe recurso da decisão.

A ação foi proposta por Andre Carlos Livovschi que alegou que o prefeito de São Paulo não teria promovido nenhuma audiência pública para mostrar o projeto à população.

De acordo com a decisão do juiz Adriano Marcos Laroca, da 8ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, a Lei Federal 10.257/11, prevê a gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade.

"A decisão política de aplicar no projeto Nova Luz o instrumento da concessão urbanística, de fato, não contou com a participação popular, sobretudo da comunidade heterogênea (moradores de baixa renda, pequenos comerciantes de eletrônicos, empresários etc.) atingida pela intervenção urbanística em tela", afirmou.

A decisão também suspende o processo que trata da elaboração do processo urbanístico para a área e seu estudo de viabilidade econômica.

Para o juiz, é falso o argumento de que o projeto seria executado sem a necessidade de grandes investimentos públicos. Estudos elaborados pela FGV sinalizaram que o projeto só se concretizaria com investimentos públicos em torno de R$ 600 milhões, fora os já realizados com instrumentos de incentivos fiscais.

Acompanhe tudo sobre:Infraestruturacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalCidades

Mais de Brasil

Tarcísio vence Alckmin, Haddad e França na disputa pelo governo de SP em 2026, diz AtlasIntel

Sem definir data, Motta diz que "há compromisso" com votação do projeto de isenção do IR

Bolsonaro pede autorização ao STF para realizar procedimento em hospital

Barroso afirma que julgamento de Bolsonaro no STF ocorre 'à luz do dia' e será decidido por provas