Brasil

Justiça de MG suspende licitação para obras do Mineirão

Concorrência que estava marcada para esta sexta-feira foi suspensa por irregularidades na modalidade do pregão

Sindicato da arquitetura pediu mandado de segurança alegando que a licitação deveria privilegiar melhor técnica (Divulgação)

Sindicato da arquitetura pediu mandado de segurança alegando que a licitação deveria privilegiar melhor técnica (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2011 às 14h23.

São Paulo - A Justiça do Estado de Minas Gerais suspendeu, por meio de uma liminar, a licitação que contrataria serviços de apoio à fiscalização, monitoramento e supervisão das obras de reforma estádio do Minerão, uma das principais sedes da Copa do Mundo de 2014.

A liminar foi emitida na quinta-feira (27). A sessão pública que definiria o vencedor da licitação estava marcada para esta sexta-feira (28). O mandado de segurança foi pedido pelo Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco).

Segundo o sindicato, os serviços que seriam contratados para a reforma do Mineirão são complexos, e por isso deveriam ser licitados em uma modalidade em que a melhor técnica seja o critério para determinar o vencedor. Entretanto, a licitação original seria feita na modalidade em que vence a empresa que cobrar o menor preço.

De acordo com o vice-presidente de arquitetura do Sinaenco, Leon Myssior, a modalidade é incompatível com serviços técnicos especializados. “Isso gera a contratação de empresas por preço baixo e desconsidera parâmetros importantes, como a etapa da qualificação técnica”, afirma.

Segundo Myssior, a qualidade da obra pode ser seriamente comprometida. “Economiza-se 1% e coloca-se em risco 100% do empreendimento." As obras no estádio do Mineirão para a Copa 2014 estão orçadas em R$ 743 milhões. 

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolInfraestruturaJustiçaMinas Gerais

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump