Brasil

Justiça condena ex-prefeitos de Porto Alegre do PT

Tarso Genro, Raul Pont e João Verle foram condenados ao pagamento de R$ 10 mil de multa e à perda dos direitos políticos por cinco anos


	Tarso Genro: junto com outros dois ex-prefeitos, político foi acusado de atos de improbidade administrativa por contratações temporárias entre 1993 e 2002
 (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Tarso Genro: junto com outros dois ex-prefeitos, político foi acusado de atos de improbidade administrativa por contratações temporárias entre 1993 e 2002 (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 17h23.

Porto Alegre - A Justiça do Rio Grande do Sul condenou os ex-prefeitos de Porto Alegre Tarso Genro, Raul Pont e João Verle, todos do PT, e os ex-secretários municipais da Saúde Henrique Fontana, Lúcio Barcelos e Joaquim Kliemann ao pagamento de R$ 10 mil de multa e à perda dos direitos políticos por cinco anos, a contar do trânsito em julgado da decisão.

Eles foram acusados pelo Ministério Público Estadual de atos de improbidade administrativa por terem feito contratações temporárias de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem entre 1993 e 2002, dispensando o concurso público para a admissão. A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Vera Moraes, sustentou que a demanda da população não era provisória, mas permanente, o que descaracterizava a motivação para contratações emergenciais.

Todos os réus vão recorrer ao Tribunal de Justiça. Aqueles que quiserem podem se candidatar a cargos eletivos neste ano porque a suspensão dos direitos políticos só vai vigorar se a sentença condenatória perdurar depois de julgamento em última instância. Os acusados alegam que as contratações eram necessárias, emergenciais, e foram feitas em períodos em que não havia disponibilidade de concursados para chamar.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCorrupçãoEscândalosFraudesPolítica no BrasilPorto Alegre

Mais de Brasil

Às vésperas do Brics, Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Vietnã

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes