Brasil

Justiça concede liminar e quebra patente de remédio contra hepatite C

Informação foi divulgada pela assessoria de Marina Silva, autora do pedido feito à Justiça com seu candidato a vice, Eduardo Jorge

Justiça Federal concedeu liminar que anula a concessão de patente de remédio contra a hepatite à farmacêutica norte-americana Gilead Sciences (Francois Nascimbeni/AFP)

Justiça Federal concedeu liminar que anula a concessão de patente de remédio contra a hepatite à farmacêutica norte-americana Gilead Sciences (Francois Nascimbeni/AFP)

R

Reuters

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 12h43.

Brasília - A Justiça Federal concedeu liminar que anula a concessão de patente de remédio contra a hepatite à farmacêutica norte-americana Gilead Sciences, informou nesta segunda-feira a assessoria da candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede), autora do pedido feito à Justiça com seu candidato a vice, Eduardo Jorge (PV).

A liminar foi expedida pelo juiz Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal, suspendendo a patente do remédio Sofosbuvir. A exclusividade havia sido concedida na semana passada ao laboratório norte-americano pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

"Essa quebra de patente é um ato em legítima defesa da vida daqueles que estão na fila à espera de um tratamento caríssimo, cujo genérico agora será produzido como ocorreu com os remédios para a Aids", disse Marina, em evento de campanha em Maceió.

Ainda segundo a assessoria da candidata, estava em curso um convênio entre a Farmanguinhos-Fiocruz, Blanver e Microbiológica Química e Farmacêutica, já com registro emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a fabricação do medicamento genérico.

A Justiça Federal foi procurada, mas ainda não tinha uma resposta imediata.

Para Eduardo Jorge, médico de formação, a decisão beneficia os doentes de hepatite, mas também possibilitará um remanejo de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) - segundo ele, mais de 1 bilhão de reais - para o atendimento de outras necessidades da população.

Acompanhe tudo sobre:Eduardo JorgeHepatiteMarina SilvaSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Empresários industriais estão otimistas para 2025, apesar de recuo do setor em dezembro, diz CNI

Chuvas fortes em SP causam alagamentos, interrompem metrô e 121 mil ficam sem luz

MP investiga déficit de servidores no Cemaden, órgão que monitora as enchentes do Brasil

Segundo governo Trump e as oportunidades para o Brasil