Brasil

Justiça autoriza venda de etanol direto a postos no interior de SP

Uma resolução ANP de 2009 proíbe que produtoras de etanol sejam também fornecedoras de combustível para postos

Etanol: "Há uma situação emergencial, no país, de risco para a população que está desabastecida de combustível", disse juiz federal Marco Aurelio Castrianni (Ina Fassbender/Reuters)

Etanol: "Há uma situação emergencial, no país, de risco para a população que está desabastecida de combustível", disse juiz federal Marco Aurelio Castrianni (Ina Fassbender/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 29 de maio de 2018 às 22h00.

A Justiça Federal em São Paulo autorizou a Usina Figueira e suas filiais a vender etanol combustível diretamente aos postos de combustível revendedores na região de Araçatuba, interior do estado, sem que seja aplicada qualquer tipo de penalidade por parte da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A decisão ocorre em meio à paralisação nacional de caminhoneiros, que já dura nove dias e tem afetado principalmente o setor de combustíveis. Uma resolução ANP de 2009 proíbe a produtora de etanol ser, também, fornecedora de combustível para posto.

Segundo decisão do juiz federal Marco Aurelio Castrianni, da 1ª Vara Federal Cível, com o atual caos no país provocado pela paralisação dos caminhoneiros, o risco de dano pode atingir proporções inimagináveis. "É público e notório, por exemplo, que médicos e outros profissionais de saúde não conseguem chegar ou chegam com muito esforço a seus locais de trabalho. Há vidas em risco, pois há pessoas que aguardam cirurgias e outros atendimentos urgentes".

Na decisão, o juiz destaca que a proibição de que o produtor possa fornecer combustível diretamente ao posto coloca em risco a sobrevivência do revendedor varejista. "Está a mesma, portanto, em situação de risco da própria sobrevivência. Mas não é só. Há uma situação emergencial, no país, de risco para a população que está desabastecida de combustível e, por consequência, também de outras mercadorias e serviços essenciais para a vida", apontou.

Acompanhe tudo sobre:ANPBiocombustíveisCombustíveisEtanolJustiçasao-paulo

Mais de Brasil

Mancha de poluição no rio Tietê cresce 29% em 2024, 3ª alta anual consecutiva

'Perigo': Inmet alerta para tempestades no Sul e baixa umidade no centro do país; veja previsão

Maduro afirma que Edmundo González 'pediu clemência' para deixar a Venezuela

Volta do horário de verão pode gerar economia de R$ 400 milhões, diz ministro