Brasil

Juiz dispensa Lula de novo depoimento na Zelotes

Decisão foi tomada após a defesa de réu que o havia arrolado desistir da convocação do ex-presidente


	Luiz Inácio Lula da Silva: advogados argumentaram que o ex-presidente já havia prestado depoimento sobre o caso à Polícia Federal
 (Reuters)

Luiz Inácio Lula da Silva: advogados argumentaram que o ex-presidente já havia prestado depoimento sobre o caso à Polícia Federal (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2016 às 17h44.

Brasília - O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, dispensou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de prestar depoimento como testemunha de defesa na Operação Zelotes na próxima segunda-feira, 25.

A decisão foi tomada após a defesa de Alexandre Paes dos Santos, o APS, réu que o havia arrolado, desistir da convocação de Lula.

Nesta sexta-feira, 22, Lula apresentou petição na qual solicitava a dispensa. Na peça, seus advogados argumentaram que o ex-presidente já havia prestado depoimento sobre o caso à Polícia Federal, no último dia 6 de janeiro, não tendo nada mais a acrescentar sobre o assunto.

O conteúdo da oitiva foi antecipado pelo jornal O Estado de S.Paulo.

O advogado de APS, Marcelo Leal de Lima Oliveira, foi consultado a respeito pelo juiz.

Em ofício, explicou que o propósito da inquirição de Lula era demonstrar a "inexistência de atos de corrupção para a compra de medidas provisórias, assim como a absoluta ausência de participação do réu em qualquer dos fatos descritos na denúncia".

Por fim, informou estar suprida, diante das declarações do petista à PF, a necessidade da audiência para ouvi-lo na segunda-feira.

"Referido depoimento responde de maneira clara a questionamentos feitos pela autoridade policial, também nos autos do inquérito que animaram a presente ação penal, quanto à possibilidade de particular defender a necessidade de edição de medidas provisórias sem que isso represente qualquer ilicitude", escreveu Leal.

No fim da tarde desta sexta, o magistrado deferiu o pedido de desistência, liberando Lula.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaOperação ZelotesPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP