Brasil

Jucá apela por acordo para votar relatório do Orçamento

Romero Jucá afirmou que o Legislativo está atrasado na votação do texto

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2012 às 19h40.

Brasília - O relator-geral da proposta orçamentária de 2013, senador Romero Jucá (PMDB-RR), fez nesta segunda-feira um apelo para que as lideranças partidárias da Câmara e do Senado cheguem a um acordo para a votação do seu parecer na terça-feira, na reunião da Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Em discurso no plenário do Senado esta tarde, o senador peemedebista disse que seu relatório preliminar está pronto "há mais duas semanas", mas a falta de entendimento entre base e oposição tem impedido que a matéria seja apreciada.

Romero Jucá afirmou que o Legislativo está atrasado na votação do texto. O relator do Orçamento destacou que, caso a proposta seja aprovada na comissão, deputados e senadores terão 10 dias de prazo para apresentar emendas parlamentares individuais, coletivas e de comissão. Depois dessa etapa, segundo ele, os relatores setoriais das 10 áreas temáticas do Orçamento avaliam o projeto enviado pelo Executivo e as emendas apresentadas, e cada um elabora um parecer do respectivo setor.


Em seguida, cada relatório setorial é aprovado separadamente e, após essa fase, o relator-geral consolida as propostas em um texto geral, que vai à votação, primeiro, na Comissão Mista de Orçamento e, depois, no plenário do Congresso Nacional. Só após cumprir todo esse rito é que o projeto segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff, transformando-se na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013.

"Portanto, nós estamos com um prazo extremamente exíguo, e é fundamental que, amanhã, nós possamos votar esse relatório preliminar, iniciando esse procedimento", afirmou Romero Jucá, ao pedir que, mesmo que não se construa um acordo político, que os parlamentares compareçam à comissão para tentar discutir e votar o texto.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilSenadoLegislaçãoOrçamento federal

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso