Brasil

Jovens protestam no Senado contra a PEC da Maioridade Penal

Assunto está em discussão no Senado que ainda precisa decidir se aprova a proposta de emenda à Constituição (PEC 33/2012).


	Vista aérea do Congresso Nacional, em Brasília: texto estabelece punições diferenciadas para adolescentes de 16 anos a 18 anos envolvidos em crimes graves (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Vista aérea do Congresso Nacional, em Brasília: texto estabelece punições diferenciadas para adolescentes de 16 anos a 18 anos envolvidos em crimes graves (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2014 às 14h50.

Brasília - Com poucos senadores na Casa e a maior parte das atenções voltadas para a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, um grupo de jovens conseguiu entrar no Senado para protestar na entrada do corredor, conhecido como túnel do tempo – local que dá acesso às salas das comissões – contra a redução da maioridade penal.

O assunto está em discussão no Senado que ainda precisa decidir se aprova a proposta de emenda à Constituição (PEC 33/2012).

O texto estabelece punições diferenciadas para adolescentes de 16 anos a 18 anos envolvidos em crimes graves, o que para os estudantes secundaristas é uma estratégia para esconder um “verdadeiro problema”.

No corredor do Senado, pelo menos 12 manifestantes esticaram uma bandeira do Brasil no chão e distribuíram, ao redor, placas indicando o ranking de homicídios por estado.

Pelos números extraídos do Mapa da Violência elaborado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), o estado de Alagoas lidera as ocorrências de homicídios, seguido dos estados do Espírito Santo, da Paraíba, da Bahia e do Distrito Federal.

“Viemos em um grupo de 30 jovens, mas apenas alguns conseguiram entrar. Nosso objetivo é falar com os senadores, que passarem por aqui, que somos contra a redução da maioridade penal”, disse Manuela Braga, diretora de Política Pública da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (USJ).

Acompanhe tudo sobre:JovensPolítica no BrasilProtestosProtestos no BrasilSenado

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais