Brasil

Jovens protestam contra ex-agente da ditadutra em SP

Eles fizeram um ato em frente à casa do delegado aposentado da Polícia Civil Aparecido Laerte Calandra


	Integrantes de movimentos sociais protestam com faixas e cartazes em frente à casa do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra ontem (31)
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Integrantes de movimentos sociais protestam com faixas e cartazes em frente à casa do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra ontem (31) (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 11h46.

São Paulo - Integrantes do movimento Jovens do Levante Popular da Juventude realizaram um ato no início da manhã desta terça-feira, 1º, em frente à casa do delegado aposentado da Polícia Civil Aparecido Laerte Calandra.

Conhecido como "Capitão Ubirajara", Calandra atuou por quase dez anos no DOI-Codi, centro de repressão e tortura da ditadura militar. O ato, definido pelo grupo como 'escracho', faz parte de ações para lembrar os 50 anos do golpe que depôs o presidente João Goulart.

"O escracho tem como objetivo não deixar que a juventude brasileira esqueça o dia em que se completa os 50 anos do golpe militar, que submeteu nosso país a uma ditadura de mais de 20 anos e denunciar todos os abusos e violências sofridas pelos militantes", diz o grupo, em nota.

Os manifestantes picharam a casa do ex-agente com dizerem como "torturador" e "assassino", e deixaram um tecido pregado ao portão no qual pedem "memória, verdade e justiça".

O Levante Popular da Juventude se apresenta como uma organização de jovens militantes que discute formas de mobilização e transformação social.

Nessa segunda, 31 de março, um ato parecido foi organizado em frente à casa do coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, em um bairro nobre de Brasília. Os participantes da manifestação pregaram cartazes com fotos de pessoas que foram mortas e torturadas nas dependências do temido DOI-CODI, em São Paulo, durante o comando de Ustra, nos anos 1970.

Acompanhe tudo sobre:DitaduraGolpe de 1964

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas