Brasil

Jornalistas se unem para lutar contra o assédio na profissão

A demissão da repórter do iG, assediada pelo cantor Biel em uma entrevista, gerou revolta


	Jornalista: objetivo da iniciativa é manter vivo o debate sobre o assédio na atividade jornalística, diz jornalista
 (Thinkstock/RGtimeline)

Jornalista: objetivo da iniciativa é manter vivo o debate sobre o assédio na atividade jornalística, diz jornalista (Thinkstock/RGtimeline)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2016 às 18h57.

São Paulo - A demissão da repórter do iG, assediada pelo cantor Biel em uma entrevista, gerou revolta nas redes sociais.

Os leitores do portal passaram a comentar em todas os posts no Facebook, mesmo que as notícias não tivessem relação com o caso.

Em resposta a isso, jornalistas criaram um coletivo chamado Jornalistas Contra o Assédio.

De acordo com Janaina Garcia, uma das fundadoras do projeto, o objetivo da iniciativa é manter vivo o debate sobre o assédio na atividade jornalística. "Nossa meta é desnaturalizar os discursos dessa natureza e mostrar que, se são comuns, não, eles não são normais", explica.

Janaina afirma que, desde que o projeto foi criado, no dia 20 de junho, as organizadoras já receberam dezenas de relatos pela página do Facebook.

"Desde quem afirma já ter sido estuprada por chefe, mas orientada a não levar a denúncia adiante para não comprometer a carreira, até jornalista assediada por fontes - do poder público, ou não - como simples condição de obtenção de informações jornalísticas", relata a jornalista e complementa: "isso é um absurdo".

Em solidariedade a repórter, a colaboradora Odara Gallo decidiu acabar com a parceria que tinha com o iG.

Por um comunicado em seu Facebook, a jornalista esclareceu que o rompimento era por causa dos "acontecimentos recentes" e encerrou com a hashtag #jornalistascontraoassedio.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookiGInternetRedes sociais

Mais de Brasil

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; mudança pode impactar casos de Bolsonaro

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura