Brasil

Jorge Kalil é afastado da direção do Instituto Butantan

Auditoria contratada pelo governo estadual e pelo Tribunal de Contas do Estado apontava uma série de procedimentos administrativos equivocados

Jorge Kalil: diretor afastado será convidado pela secretaria para trabalhar no desenvolvimento de pesquisas do instituto (Elza Fiúza/ABr)

Jorge Kalil: diretor afastado será convidado pela secretaria para trabalhar no desenvolvimento de pesquisas do instituto (Elza Fiúza/ABr)

AB

Agência Brasil

Publicado em 21 de fevereiro de 2017 às 14h17.

O cientista Jorge Kalil foi afastado da direção do Instituto Butantan, órgão que atua como principal produtor de vacinas, soros e biofármacos para uso humano do país. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o nome do novo diretor da instituição será anunciado em breve.

Jorge Kalil será convidado pela secretaria para trabalhar no desenvolvimento de pesquisas do instituto. No último dia 8, André Franco Montoro Filho renunciou ao cargo de diretor-presidente da Fundação Butantan por discordar do seu modelo de gestão, "que dava todos os poderes ao presidente do instituto [Butantan] e tirava poderes do presidente da fundação", disse na época à Agência Brasil.

De acordo com Montoro, uma auditoria contratada pelo governo estadual vinha sendo feita e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontava uma série de procedimentos administrativos equivocados.

A assessoria de imprensa do TCE apresentou um relatório preliminar das equipes de fiscalização, mas que ainda passará por quatro órgãos técnicos, antes de seguir para votação do conselheiro-relator. "No atual momento, o relator solicitou aos gestores e ordenadores de despesas que se manifestem para que o processo possa seguir para apreciação dos órgãos técnicos", diz a nota.

A Agência Brasil não conseguiu contato com Jorge Kalil.

Acompanhe tudo sobre:MedicinaPesquisas científicasRemédiosVacinas

Mais de Brasil

Fuvest antecipa divulgação da lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular para esta quarta

Governo Lula se preocupa com o tom usado por Trump, mas adota cautela e aguarda ações práticas

Lula mantém Nísia na Saúde, mas cobra marca própria no ministério

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi