Brasil

John McCain visita Dilma e faz lobby para vender caça dos EUA ao Brasil

Senador republicano disse que defenderá a transferência completa de tecnologia caso país opte pelo modelo americano

A presidente Dilma Rousseff se reuniu nessa segunda com o senador dos EUA John McCain (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A presidente Dilma Rousseff se reuniu nessa segunda com o senador dos EUA John McCain (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2011 às 17h25.

Brasília - Em visita à presidenta Dilma Rousseff, o senador norte-americano John McCain, do Partido Republicano, disse hoje (10) que tentará convencer o Congresso dos Estados Unidos a aprovar a “completa transferência de tecnologia” dos aviões de caça Super Hornet F-18, caso o Brasil decida comprar o equipamento produzido pela empresa americana Boeing. O republicano afirmou que o F-18 é a aeronave militar que detém a melhor tecnologia do mundo.

“Conversamos sobre a questão dos caças. Há uma preocupação sobre transferência de tecnologia. Vou voltar aos Estado Unidos e tenho a intenção de fazer com que o Congresso e o presidente [Barak Obama] ressaltem que haverá uma completa transferência de tecnologia se o governo do Brasil decidir pelo F-18”, disse McCain. “A tecnologia dos nossos caças foi provada que é melhor que as outras”, acrescentou o senador norte-americano.

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai renovar a frota de aviões supersônicos de caça e três fabricantes estão na concorrência: a francesa Dassault com o modelo Rafale; a americana Boeing com o F-18; e a sueca Saab, do modelo Gripen. No governo anterior, ficou clara a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo modelo francês, mas a FAB, em relatório oficial, prefere o modelo sueco. O equipamento da Boeing foi criticado justamente por causa do pacote de transferência de tecnologia, considerado insuficiente pela Aeronáutica.

O combate à violência também foi tema da conversa de McCain com a presidenta. Ele elogiou a ação da polícia do Rio de Janeiro nas favelas cariocas e a atuação brasileira no combate ao tráfico de drogas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércioComércio exteriorDados de BrasilEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações