Brasil

John Kerry fará visita ao Brasil na terça-feira

A visita do secretário de Estado dos EUA ocorre em meio ao mal-estar causado no Brasil com notícias de espionagem


	John Kerry: na agenda de conversas do secretário de Estado, além do tema espionagem, também deve fazer parte o acerto final da viagem de Dilma Rousseff a Washington
 (REUTERS / Kim Hong-Ji)

John Kerry: na agenda de conversas do secretário de Estado, além do tema espionagem, também deve fazer parte o acerto final da viagem de Dilma Rousseff a Washington (REUTERS / Kim Hong-Ji)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2013 às 11h58.

Nova York - O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, fará uma visita ao Brasil na terça-feira, 13. A agenda oficial prevê compromissos em Brasília. A visita de Kerry ocorre em meio ao mal-estar causado no País com a notícia de espionagem dos EUA.

Esta semana, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antônio Patriota, esteve em Nova York e declarou que o Brasil ainda está insatisfeito com as justificativas apresentadas até agora pelos norte-americanos para as práticas de espionagem.

Patriota afirmou que a ação fere direitos individuais e internacionais e precisa ser esclarecida.

Na Organização das Nações Unidas (ONU), os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) entregaram na segunda-feira, 05, ao secretário-geral do organismo mundial, Ban Ki-moon, uma nota de repúdio sobre as práticas de espionagem americana.

No mesmo documento, os chanceleres também expressaram revolta por países da Europa não terem permitido a aterrissagem do avião que carregava o presidente da Bolívia, Evo Morales, suspeito de levar o fugitivo americano Edward Snowden, acusado de vazar segredos da inteligência dos EUA.

Na agenda de conversas do secretário de Estado dos EUA, além do tema espionagem, também deve fazer parte o acerto final da viagem da presidente Dilma Rousseff a Washington em outubro, na primeira visita de Estado de um líder brasileiro aos EUA em mais de 15 anos. A data oficial da visita ainda não foi divulgada. A agenda oficial de Kerry na próxima semana inclui ainda uma passagem pela Colômbia.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBrasil-EUADados de BrasilDiplomaciaEstados Unidos (EUA)John KerryPaíses ricosPolíticos

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso