Brasil

Jogos Parapan-Americanos são abertos em Toronto

Brasil levou a maior delegação da história em Jogos Parapan-Americanos ao Canadá, com 270 atletas


	Alessandro Zanardi, nos Jogos Paralímpicos de Londres
 (Clive Rose/Getty Images)

Alessandro Zanardi, nos Jogos Paralímpicos de Londres (Clive Rose/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2015 às 10h09.

Toronto  Os Jogos Parapan-Americanos de 2015 foram abertos oficialmente nesta sexta-feira, em cerimônia realizada no Estádio Atlético de Toronto, com o desfile dos mais de 1.600 atletas dos 28 países que participarão do evento.

O início do evento ocorre 12 dias depois do fim dos Jogos Pan-Americanos, no qual estiveram presentes mais de 6.000 atletas e se tornou na maior competição esportiva da história do Canadá.

O objetivo é dos Jogos Parapan-Americanos é o mesmo, disse na cerimônia de abertura o executivo-chefe de Toronto 2015, Saad Rafi, ao afirmar que a presença de 1.608 atletas confirma o novo recorde de participação no evento.

Uma das razões da importância dada pelos comitês paralímpicos a Toronto 2015 é que os 15 esportes disputados serão classificatórios para os Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

O presidente do Comitê Paralímpico das Américas (APC), José Luis Campos, destacou que a realização dos dois eventos é o momento "mais importante da história do movimento paralímpico" no continente.

"Toronto 2015 e Rio 2016 redefinirão como as pessoas no continente pensam sobre si mesmas e sobre as outras. Com mais de 1.600 atletas e 15 esportes qualificatórios, esses jogos serão um gatilho para coisas ainda maiores", explicou Campos.

Preparando-se para o grande evento em casa, o Brasil levou a maior delegação da história em Jogos Parapan-Americanos ao Canadá, com 270 atletas.

Entre eles estão grandes nomes como os nadadores Daniel Dias e André Brasil. Daniel é comparado ao ídolo olímpico americano Michael Phelps, após ter obtido nove medalhas nos Jogos Paralímpicos de 2008, em Pequim, seis ouros em Londres-2012, e 11 medalhas douradas nos Parapan-Americanos de 2011, em Guadalajara.

Já André Brasil conquistou quatro ouros em Pequim-2008 e outros três em Londres-2012. Além disso, é recordista mundial da prova S10 50 metros.

O objetivo da delegação brasileira é repetir o título conquistado no México há quatro anos. O Brasil terminou os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara na primeira posição do quadro geral de medalhas, com 81 ouros, 61 pratas e 55 bronzes, superando os Estados Unidos, na segunda posição, e os anfitriões mexicanos, que ficaram na terceira colocação. EFE

Acompanhe tudo sobre:CanadáEsportesJogos Pan-AmericanosJogos ParalímpicosOlimpíada 2016OlimpíadasPaíses ricosToronto

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas