Brasil

Joesley é condenado a pagar R$ 300 mil a Temer por danos morais

O presidente processou o empresário porque ele o acusou de chefiar "a mais perigosa organização criminosa do país", em entrevista em junho de 2017

Joesley Batista : Com as suspeitas de fraude na delação - ainda não examinada pelo STF - Joesley ficou cerca de seis meses preso (Myke Sena/Tripe Imagem/Agência O Globo)

Joesley Batista : Com as suspeitas de fraude na delação - ainda não examinada pelo STF - Joesley ficou cerca de seis meses preso (Myke Sena/Tripe Imagem/Agência O Globo)

AB

Agência Brasil

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 20h45.

A Terceira Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), condenou, por 3 votos a 2, o empresário Joesley Batista, dono da JBS, a pagar indenização de R$ 300 mil ao presidente Michel Temer (MDB) por danos morais. A Agência Brasil apurou que Temer doará o dinheiro a instituições de caridade.

O presidente processou o empresário porque ele o acusou de chefiar "a mais perigosa organização criminosa do país", em entrevista à revista Época, em junho de 2017. A acusação de Joesley ganhou a capa da revista.

Três meses depois, a Procuradoria-Geral da República (PGR), que havia concedido imunidade total aos irmãos Batista, pediu a anulação da delação premiada por omissão de informações. Joesley foi acusado ainda pela PGR de ter contado, em seu processo de colaboração, com a ajuda ilegal do ainda procurador Marcelo Miller.

Com as suspeitas de fraude na delação - ainda não examinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - Joesley Batista ficou cerca de seis meses preso. Hoje, ele cumpre medidas cautelares e não pode se ausentar do país. Assim como Miller, os donos da JBS respondem a inquéritos hoje sob o comando da procuradora-geral Raquel Dodge.

Recurso

Cabe ainda recurso à decisão do TJDF - que seria um embargo declaratório, no qual a defesa do empresário pode questionar aspectos considerados obscuros no acórdão.

Para tentar mudar a decisão, os advogados do empresário terão de recorrer a tribunais superiores - STF ou Superior Tribunal de Justiça (STF).

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerJBSJustiçaSupremo Tribunal Federal (STF)Joesley Batista

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'