Brasil

Joaquim Barbosa diz que Brasil precisa muito dos ministros do STF

O ex-ministro do Supremo participou nesta tarde de uma solenidade de aposição de fotos de ex-presidentes do tribunal, evento tradicional na Corte

Joaquim Barbosa: para o ex-ministro, o atual momento político do país é uma "revolução silenciosa" (Veja/ANA ARAUJO/VEJA)

Joaquim Barbosa: para o ex-ministro, o atual momento político do país é uma "revolução silenciosa" (Veja/ANA ARAUJO/VEJA)

AB

Agência Brasil

Publicado em 7 de junho de 2017 às 19h03.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa disse hoje (7) que o Brasil "precisa muito" dos ministros da Corte.

Barbosa participou nesta tarde de uma solenidade de aposição de fotos de ex-presidentes do tribunal, evento tradicional na Corte.

Durante seu discurso, ao comentar sua condução como relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão, Barbosa disse que o combate à corrupção se deve a decisões tomadas no passado pela Corte.

Na avaliação dele, o atual momento político do país é uma "revolução silenciosa".

"Eu não os invejo [ministros], eu não gostaria de estar aqui na Corte neste momento cataclísmico. Eu só diria o seguinte, o Brasil precisa muito dos senhores. O Brasil precisa muito desta Corte", disse.

Após 11 anos como ministro do STF, Joaquim Barbosa pediu aposentadoria antecipada em julho de 2014 alegando questões pessoais.

Ele foi o primeiro negro a presidir o STF e foi indicado ao cargo de ministro da Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoJoaquim BarbosaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026